Saúde

Terceira dose da vacina: quem vai precisa tomar o reforço?

A terceira dose da vacina contra a covid deve se tornar realidade o quanto antes no País. O Ministério da Saúde ainda não anunciou datas, mas confirmou que o reforço vai começar pelos idosos e profissionais de saúde, que foram os primeiros a serem imunizados no País.

O Governo Federal anunciou que a terceira dose da vacina será válida para todo e qualquer imunizante. Hoje, dentro do PNI (Plano Nacional de Imunização), são aplicadas as vacinas: Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um estudo já foi encomendado para traçar a estratégia da terceira dose da Coronavac. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também já autorizou estudos do reforço com Astrazeneca e Pfizer.

O que levou o Ministério da Saúde a discutir a questão foi o número ainda elevado de pessoas que tiveram a doença mesmo depois de terem tomado duas doses da vacina, em especial os idosos.

Quem vai precisar tomar a terceira dose da vacina?

A terceira dose será aplicada primeiramente nos idosos e profissionais de saúde, que são os primeiros grupos contemplados com a imunização no País.

O que se sabe até agora é que cada um dos três imunizantes usados na vacinação no Brasil estão fazendo estudos específicos sobre a terceira dose.

As pesquisas com a Coronavac, por exemplo, tem se pautado em avaliar a segurança da terceira dose da seguinte forma:

O estudo vai dividir um mesmo grupo em quatro: cada parte vai tomar a terceira dose de uma vacina diferente, ou seja, 1/4 vai tomar a terceira dose da Pfizer, outro da Astrazeneca, da Janssen e da Coronavac.

Em relação à vacina da Pfizer, o estudo vai investigar o efeito da terceira dose aplicada em quem já tomou as duas doses seis meses atrás.

Importante ressaltar que a Astrazeneca já tem duas versões. A primeira que começou a ser aplicada no País deve ser reaplicada em quem já tomou as duas doses depois de um intervalo de quatro semanas.

Dentro da nova versão, que busca proteger a população contra variante, a Astrazeneca mais "recente" seria aplicada em quem recebeu as duas doses da versão anterior.

Por que será preciso tomar a terceira dose da vacina?

O reforço, disseram as autoridades, pode ajudar a estender a proteção conferida pela imunização e ajudar a combater variantes contagiosas como o Delta, embora muito permaneça incerto.

Essas doses serão consideradas parte da série inicial de vacinação para pessoas que não montaram uma resposta imunológica adequada. Uma dose de reforço é algo diferente. Ajuda a refrescar uma resposta imunológica em declínio ou ajuda o corpo a combater um patógeno em evolução.

Mas atenção: o que está sendo debatido é a necessidade de mais uma dose para idosos a fim de aumentar a proteção. As vacinas estão sim funcionando, mas podem reduzir ainda mais o número de internações.

 Os Estados Unidos estão aplicando a terceira dose?

Sim, nos Estados Unidos já foi autorizada a aplicação da terceira dose das vacinas Pfizer e Moderna. No entanto, a OMS (Organização Mundial de Saúde) deixa o alerta de que é contrária à terceira dose nos locais onde a população ainda não foi imunizada nem com as duas doses.

Nos EUA, a aplicação da terceira dose começa a partir do dia 20 de setembro. Segundo informado pela Casa Branca, o reforço começa oito semanas depois da segunda dose.

Esta medida foi tomada lá porque autoridades perceberam que a eficácia da vacina tem diminuído "com o tempo". "Os dados disponíveis mostram claramente que a proteção contra a infecção por SARS-CoV-2 começa a declinar com o tempo, depois das primeiras doses da vacina", explicou um comunicado assinado pela diretoria dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças e da agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos.

Como será a aplicação extra nos estados brasileiros?

No Rio de Janeiro, por exemplo, a terceira dose será aplicada nos idosos da Ilha de Paquetá, zona norte do Rio. O reforço será parte da pesquisa "Paquetá Vacinada" que já tem 96,7% de sua população local imunizada com as duas doses.

No Espírito Santo, o governo também confirmou a aplicação da terceira depois que acabar de dar a primeira dose em toda a população acima de 18 anos.

No ranking de estado que mais vacina, Mato Grosso do Sul já pediu ao Ministério da Saúde para começar a aplicação da terceira dose. Isso porque o estado já terminou a imunização de jovens a partir de 18 anos, pelo menos da primeira dose, na maior parte dos 79 municípios.

Na região é possível que a aplicação da terceira dose aconteça já nas próximas semanas. Em São Paulo, o governo disse que vai seguir o que definir o Ministério da Saúde.

Leia também

SP vai adiantar 2ª dose da Astrazeneca 

Vacinação para adolescentes SP

Qual vacina dá reação: veja os efeitos colaterais

Última modificação em 23/07/2022 11:13

Compartilhe
Tags: Vacina