Tudo sobre a vacina da Janssen: veja a eficácia e reações

Veja a seguir tudo sobre a vacina da Janssen. 

A vacina da Janssen, produzida pela Johnson & Johnson,  é um imunizante de dose única para prevenir a COVID-19.  O imunizante já chegou ao Brasil e ainda desperta uma série de dúvidas, como qual a eficácia e reações. Então veja a seguir tudo sobre a vacina da Janssen.

 

Relacionado: Novo calendário de vacinação contra covid em São Paulo até setembro

Qual a eficácia da vacina da Janssen?

A vacina da Janssen, da Johnson & Johnson, é a única aprovada para uso no Brasil em que, com apenas uma dose, são atingidos níveis satisfatórios de eficácia.

Assim, diferentemente das outras vacinas disponíveis, o imunizante é aplicado com esquema de dose única, ou seja,  0,5 ml.

Essa praticidade, para quem recebe a vacina e, especialmente, para a organização da logística pelos entes públicos, é um ponto muito positivo da Janssen. 

Segundo a bula da vacina, após 14 dias da administração da dose única, a taxa média de eficácia vacinal é de 66,9% para casos sintomáticos de covid-19.

Em estudos específicos, a vacina apresentou taxa de eficácia de 72% nos Estados Unidos, de 68% no Brasil e de 64% na África do Sul.

O imunizante consegue impedir o desenvolvimento de casos graves em 76,7% das pessoas vacinadas há 14 dias e em 85,4% nos vacinados há 28 dias, também conforme bula da medicação.

Estudo publicado no início de junho revela que a vacina da Janssen também é eficaz na prevenção de casos sintomáticos decorrentes de infecção pela variante Beta (B.1.351 – identificada na África do Sul). 

No entanto, é preciso ter em mente que nenhuma vacina, para nenhuma doença, tem a capacidade de bloquear com 100% de eficácia a manifestação da enfermidade.

O objetivo da vacina é diminuir essa incidência e evitar que a doença passe para um estado grave.

Como funciona a vacina da Janssen?

A vacina da Janssen funciona com a tecnologia do vetor viral não replicante. Para agir, a vacina utiliza uma proteína do Sars-CoV-2, para estimular a resposta imune do corpo, inserida em um adenovírus, vírus que se difunde bem no corpo humano e é utilizado como transportador da proteína. 

Ou seja, a vacina da Janssen utiliza  um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica. 

Dessa forma, quando e se o corpo entrar em contato com o vírus real, o sistema imune estará pronto dar se defender com mais eficácia.

A tecnologia do vetor viral não replicante é a mesma forma de ação do imunizante AstraZeneca/Oxford.

Quantas doses são a vacina da Janssen?

Dose única, isso mesmo, basta apenas uma dose da vacina da Janssem para garantir a contra o novo coronavírus.  No entanto, seu efeito pode demorar duas semanas, até o corpo produzir os anticorpos que vão garantir imunidade.

Quais as reações - Tudo sobre a vacina da Janssen

A bula da vacina informa como reações muito comuns, aquelas que podem ocorrem em 10% dos pacientes: cefaléia, náusea, mialgia, fadiga e dor no local da injeção; reações comuns, que ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes: tosse, artralgia, pirexia, eritema no local da injeção, inchaço no local da injeção e calafrios.

A fabricante informou ainda que são consideradas reações incomuns, ou seja, que ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes: tremor, espirros, dos orofaríngea, irritação na pele, hiperidrose, fraqueza muscular, dor nas extremidades, dor nas costas, astenia, mal-estar.

Na listagem de reações raras, aquelas que ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes, está apenas hipersensibilidade urticária.

Existem contraindicações?

Não há estudos feitos com a vacina em grávidas ainda, por exemplo. No Brasil não há nenhuma recomendação sobre o seu uso.

Por usar a mesma tecnologia de AstraZeneca, de vetor viral, pode ser que a Janssen também seja contraindicada para gestantes, como foi o caso da AstraZeneca. 

Quais países usam da vacina da Janssen?

Além do Brasil, onde foi aprovado o uso emergencial da vacina, a Janssen também está autorizada na União Europeia, Reino Unido, Nova Zelândia, Estados Unidos entre outros 14 países.

Em março de 2021 a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso emergencial da vacina contra a covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, produzida pela Janssen, que faz parte da Johnson & Johnson.

Com isso, o governo brasileiro comprou 38 milhões de doses do imunizante para o PNI (Plano Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde. 

No entanto, antecipando a chegada no Brasil, a empresa enviou um lote de 1,8 milhão de doses da vacina, que foi recebido no aeroporto internacional de Guarulhos (SP). Paralelamente a isso, os Estados Unidos doaram 3 milhões de doses do medicamento ao país. 

Um dos pontos mais discutidos sobre a Janssen foi quanto ao prazo de validade da vacina. Quando a Avnisa autorizou o uso emergencial, a agência estabeleceu o prazo de três meses para o vencimento da vacina, de modo que as doses recém-chegadas estariam prestes a perder a validade. 

Porém, seguindo a FDA (Food and Drug Administration, órgão regulador do setor de alimentação e medicamentos nos Estados Unidos), a agência reguladora brasileira estendeu o prazo para quatro meses e meio.

Sendo assim, as doses que chegaram em junho podem ser aplicadas, dentro da validade, até o início de agosto.

O novo prazo é válido para as doses que estejam armazenadas entre 2ºC e 8ºC. Já para o armazenamento entre -25°C e -15° C, a validade é de 24 meses, a partir da data de fabricação.

Leia também: eficácia da Pfizer

Você pode gostar também
49 Comentários
  1. Avatar de joelma
    Joelma Diz

    Tomei a vacina na terça feira dia 29 /06 É graças a Deus sem reação tbm 🙏🙏

    1. Avatar de everton hasu
      EVERTON HASU Diz

      Tomei a vacina no dia 29/06 no mesmo dia por volta das 23:00 senti calafrios e tremores, no dia seguinte dor de cabeça leve, e uma dor intensa na região lombar e acima da bexiga, estou ainda com essa dor intensa na lombar e acima da bexiga hoje 02/06

      1. Avatar de carla
        Carla Diz

        Tomei a jansen no dia 29/06 e quando foi a tarde começou meus sintomas dor nas pernas e de madrugada acordei com tremedeira , fiquei resfriada e com o nariz entupido sem sentir cheiro e meu paladar ficou muito ruim após 8 dias que os sintomas não passavam resolvi fazer o teste de covid e testei positivo pra mim foi um falso positivo pois quem causou todos sintomas em mim foi a vacina não tive contato com ninguém e trabalho home office e até hoje estou no 12 dia apesar de sintomas leves estou quase zerada. Mas apesar de tudo que relatei só agradeço a Deus por tudo. Obrigado Deus!!!

    2. Avatar de emerson
      Emerson Diz

      Fui imunizado hoje 3/7/21 as 11 da manhã. 8 horas depois tive calafrios e dor de cabeça que parece irradiar por detrás dos olhos.
      Uma hora depois s calafrios diminuíram e a cefaléia se apresenta em ondas, como enxaqueca.
      Depois trago mais relatos se as reações persistirem.

      1. Avatar de valéria
        Valéria Diz

        Tomei a vacina Janssen ontem 07/7 não tive nenhum reação 🙏

    3. Avatar de michelle
      Michelle Diz

      Meu esposo e eu tomamos a vacina Jansen ontem as 20:00 dia 07. 07.21. Literalmente adoecemos . Meus Sintomas todos de uma gripe pesada dor nos músculos. Sinto o braço queimar e pesado. Coriza, dor nos olhos, dor de cabeça leve, sem apetite. Meu esposo. Está com muita dor em todo corpo, febril, fadiga e enjoado. Mal consegue ficar de pé. Tomei dipirona e chá. Ele paracetamol, chá. Minha preocupação e se estando com todos esses sintomas de gripe. Contagiar minha família. Todos esse tempo de isolamento até o.momento não sabia mas o que era ficar doente.

      1. Avatar de raquel
        Raquel Diz

        Tomei a Janssen no dia 07/07 quarta-feira, no mesmo dia já comecei a sentir os sintomas da reação, muita dor de cabeça e no corpo inteiro, 3 dias depois fiquei bem resfriada E com tosse até hoje. .

    4. Avatar de valdeque santos
      Valdeque santos Diz

      Tomei a vacina jansen por volta das 11 da manhã tava tudo normal aí quando foi as 8 da noite comecei a sentir os sintomas tomei Dorflex ir já são 4da manhã não consigo dormir muita febre já tomei outro remédio 7/7/2021

    5. Avatar de andreia
      Andreia Diz

      Tomei dia 07/07 às 11 hs e a tarde comecei a sentir calafrios e muito espirro. A noite estava com sinais de gripe, nariz trancado, escorrendo e cansaço. Estou tomando paracetamol e acordei também com tosse. Mas estou vacinada graças a Deus.

      1. Avatar de laura
        Laura Diz

        Tomei dia 07/07, as 13hs. Fiquei ótima, mas dia 08 fiquei febril e cansada, de noite veio uma dor de cabeça que passou com paracetamol. Acordei dia 09 novinha em folha. Mas meu marido tomiu dia 09 (ontem) as 11hs e as 18hs começou com febre, tomou paracetamol mas agora a febre chegou a 39 e muito enjoo, dei dipirona e estou aqui esperando pra ver se baixa um pouco…

      2. Avatar de andrea
        Andrea Diz

        Meu filho de 18 anos tomou a vacina Janssen as 14hs e a partir das 21hs começou a ter tontura, dor de cabeça e febre alta tipo 39.3 dei Dipirona e estou aguardando muito preocupada neste momento.

    6. Avatar de simone
      Simone Diz

      Tomei a vacina ontem, dia 7/7/21…
      Hj estou com um pouco de dor no braço e muita, mas muita dor nas costas, na região lombar…

    7. Avatar de josi c m
      Josi c m Diz

      Tomei a vacina a tres dias, não estava com nada, estou com reação a tres dias, enjoo, gripe horrivel, coriza que não da trégua, to com medo. A gente toma pra ficar assim…..espero q passe logo!!!! Meu Deus

  2. Avatar de mano
    Mano Diz

    Tive febre e calafrios após 12 horas da aplicação. Controlados com dipirona. 24 horas depois já estava bem melhor .

  3. Avatar de miriam
    Miriam Diz

    Miriam
    Tomei a vacina da Janssen no dia 29/06 , estou com uma leve dor de cabeça .
    Nada mais .
    Mas isso não é nada em vista dos sintomas da covid.

    1. Avatar de marcia
      Marcia Diz

      Tomei a vacina , hj faz uma semana , estou ainda com muita tosse , dor de cabeça e bem resfriada, tomando paracetamol e loratadina , a dor no lado da aplicação foi somente no dia .

      1. Avatar de rafaela
        Rafaela Diz

        Boa noite! Tomei a vacina faz 6 dias tive todos os sintomas mas agora estou tossindo muito e cansada

  4. Avatar de susi catia vilela
    Susi catia vilela Diz

    Tomei a vacina um braço da *Janssen* dose única 28/06/21…Tenho 47 anos, não tive reação, somente o braço onde foi aplicada dolorido.
    Pena que a minha irmã não teve essa chance!😭 Perdemos ela vítima desse vírus maldito ( 37 anos, no dia 29/05/21.

    1. Avatar de andreia cristina pereira verissimo
      Andreia Cristina Pereira Verissimo Diz

      Boa noite no sábado tomei a vacina de manhã e quando foi a noite,tive febre,dores no corpo e hoje fiquei sem paladar e não sinto cheiro de nada. Alguém pode me orientar o que devo fazer?

      1. Avatar de andré
        André Diz

        Se já faz mais de 3 dias que tomou a vacina está com estes sintomas é bom fazer um teste de Covid.

      2. Avatar de everton hasu
        EVERTON HASU Diz

        Tomei a vacina no dia 29/06 por volta das 12:00 às 23:00 senti calafrios seguidos de tremores, no dia seguinte tive dor de cabeça e dor intensa na região lombar e região da bexiga, hoje 02/06 ainda estou com essas dores na bexiga e região lombar.

  5. Avatar de adriana
    Adriana Diz

    Dia 29/06 fui imunizada com a vacina da Janssen, estou tendo reação.
    Segue os sintomas:
    Dor muscular
    Febre
    Dor no Globo ocular

    Espero que passe logo essas dores
    (São 02:55h e não consigo dormir de dor)

  6. Avatar de ariel
    Ariel Diz

    Quem ta aí agradecendo ao despresidente pela vacina, faz favor de ter o mínimo de bom senso. Esse imbecil se tivesse comprado ano passado como foi proposto, minha irmã estaria aqui comigo imunizada e viva. Tenham ao menos bom senso, pq noção já sei que não tem.

    1. Avatar de fulano
      Fulano Diz

      Tomei a vacina dia 01/07 de tarde. 12h depois, naquela madrugada, começou uma febre. 6h depois decidi tomar um dipirona. Passou a febre mas não a fraqueza, dor no braço, dor atrás dos olhos e dor na cabeça que surgiram gradualmente. Parece bastante quando eu tive dengue, mas mais brando.

      Estava com um resfriado leve antes. Piorou depois da vacina. Não tenho comorbidades e sou jovem.

  7. Avatar de maria gonçalves
    Maria Gonçalves Diz

    Oi Boa noite gente tenho 28 anos tomei hoje a vacina Janssen tô com muita dor de cabeça e dor no corpo parece que apanhei de pau …rsrs
    Mas graças à Deus imunizada 🙌👍

    1. Avatar de cryslaine
      Cryslaine Diz

      Tomei a vacina ontem dia 05/07 não tive nenhuma reação durante o dia, mas a noite tive calafrios , uma dor de cabeça horrível que parece que o olho está com pressão , dor no braço , inchaço .

  8. Avatar de ana
    Ana Diz

    Tive todas as reações. Eu disse todas. Mas graças a Deus estou vacinada.

  9. Avatar de ziza
    Ziza Diz

    Tive covid e pulmão comprometido em 50%, o exame de dímero subiu para 800, quase internei mas, recuperei em casa com medicamentos e bom médico que cuidou de mim abaixo de Deus.
    Após 40 dias, 29/06, tomei a vacina Janssen, após cerca de 12 horas comecei sentir calafrios e dor de cabeça, quadro febril e dor no braço, a dor de cabeça incômoda, mas ,, com Dipirona td se resolveu. Trabalhei hoje o dia inteiro e sigo muito bem.

  10. Avatar de adonias
    Adonias Diz

    Tomei a vacina dia 01/07/21 hoje pela manhã tô sentindo dor no corpo, na cabeça e nos olhos.

  11. Avatar de vivian
    Vivian Diz

    Tomei a vacina dia 01/07 e após 7 horas da aplicação, senti dores no corpo todo, calafrios, febre de 38,6º e ardência nos olhos, assim como diversos colegas que também receberam a dose.

  12. Avatar de tamara
    Tamara Diz

    Tomei a Vacina Jansen dia 29/06/21 pela manhã uns 15 min depois senti um gosto diferente na boca, a tarde fiquei um pouco sonolenta, à noite tive um febre de 39 graus mas no dia seguinte baixou para 38 e fiquei com temperatura oscilando de 37.6 a 37.8.
    Mas no final dia seguinte estava tudo normal.
    Uma variável é que tomo Hidroxicloroquina a Seis anos diariamente 400mg.

  13. Avatar de rosana rodrigues
    Rosana Rodrigues Diz

    Tomei a vacina Janssen na quarta dia 28 no final do dia comecei com muita dor de cabeça dor nos olhos .
    Tive também muita tontura ânsia de vômito fique assim por 5 dias graças a Deus no domingo estava bem melhor .
    Alguém mais teve essa reação .

  14. Avatar de milena
    Milena Diz

    Milena 38 anos.
    Tomei a Jansen 06/07 as 13h 5h depois comecei a ter dor atrás dos olhos muita dor lombar e no pescoço temperatura elevou um pouco já são 2:49 e estou começando a ter calafrio.
    Mais estou feliz imunizada,muito não tiveram essa chance.
    Meu marido tmb tomou a mesma no mesmo dia e não está sentindo nadaaaa está até dormindo 😕

    1. Avatar de eliane
      Eliane Diz

      Eu e o meu marido tomamos ontem 07-07 , não tive nenhuma reação , nem o braço ficou dolorido, já ele teve muita febre essa madrugada.

  15. Avatar de carla
    Carla Diz

    Olá me chamo Érica e venho aqui compartilhar com vcs ,dia 07/07/2021,fui imunizada com a vacina da Janssen,graças à Deus estou muito feliz,no dia 11/01/2021 fui detectada com covid,todos aqui em casa pegamos,eu ,meu esposo ,e meus dois filhos,as crianças tiveram sintomas leves,meu esposo e eu ficamos muito ruim,depois ele foi melhorando,eu também,mais por incrível que pareça eu fiquei dentre todos a pior,sem sentir gosto,e cheiro levemente,mais graça a Deus estamos vivos,A vida é um rio,ficamos no mesmo barco,mas remamos juntos,mesmo sem saber aonde este barco chegaria,mas remamos e remamos juntos,e graças à misericórdia de Deus,conseguimos,a única certeza que temos,é que não seremos os mesmos jamais.A vacina me deu febre ,dores abdominais,uma dor grande no pescoço,muita dor nas costas,como é o primeiro dia ,vou aguardar o que virá pela frente,vou rezar para que todos consigam também assim tomar ,serem imunizados,chances que muitos infelizmente não puderam ter,que nossos filhos consigam tomar logo,dentre todos,esse é meu relato,a todos os que se foram e a seus familiares que aqui ficaram,meu mais profundo e sinceros sentimentos,estão em um bom lugar,forte abraço a todos.

  16. Avatar de vanessa
    Vanessa Diz

    Tomei a vacina ontem as 14:00, quando foi umas 21:00 os sintomas começaram, muita dor no corpo inteiro, inteiro mesmo, dói até o pé, acho que todos os sintomas estou sentindo, o pior é dor nos olhos e nas costas, estado febril e calafrios, não consegui dormir de dor e já são 06:10 da manhã

  17. Avatar de thaise
    Thaise Diz

    Meu marido tomou a vacina as 15:00 ontem 7/7/21 e na madrugada as 04:30 da manhã muita febre e calafrios, acordou com muitaaa dor de cabeça e dor no corpo as 8:00 da manha, e as 10:30 tomou café e logo após vomitou muito, fraqueza, mal estar e dor de cabeça, logo as 13 horas sem ter se alimentado novamente, mais um episódio de vômito em grande volume com presença de bastante sangue, isso me preocupou bastante, quis ir na UPA ele tava muito fraco, preferiu ficar em casa…As tarde só havia tomado água, as 16 dei comida e conseguiu se alimentar e até o momento não teve mais vomito, só muita dor de cabeça. Mas gostaria de saber se mais alguém teve parecido e se é normal.

    1. Avatar de cristina
      Cristina Diz

      Tomei a vacina 8/7 por volta das 12:30h
      Qd foi umas 16 mas o menos comecei a sentir muita dor no meu braço direto mal conseguia levantar, aí veio dor e peso na cabeça, uma moleza no corpo, e uma náusea q não passa.
      Dormi muito mal hj 9/7 hj o braço não está doendo mas mas os outros sintomas continuam e o braço da vacina q não estava sentindo nada começo a doer tbm.
      Espero q passe logo em nome de Jesus.
      Não tomei nada pq não sei o q posso tomar.

  18. Avatar de daiane
    Daiane Diz

    Meu esposo tomou a vacina no dia 08/07/21
    As 12:00hs
    Quando foi as 13:00 da manhã depois de 12 já depois acordou se tremendo todo , com febre , dei paracetamol e a tremedeira parou , Deus abençoe que seja só essa reação.

  19. Avatar de regiane
    Regiane Diz

    Tomei faz exatamente 3dias, uma dor de cabeça que vai e volta, bem incomoda, sinto episódios de náuseas e mto gosto ruim na boca, muito mesmo, dor no braço mas movimento ele. Nos 2dias fiquei mole, mas esse gosto na boca tá horrível, não consigo nem tomar remédio 😣

  20. Avatar de raphaela
    Raphaela Diz

    Eu vacinei dia 06/07 as 9 hrs da manhã, fiquei bem o dia todo, a noite começou um cansaço, muitoooo calafrios, tontura, madrugada com muito enjoo, na manhã saíram os calafrios e veio a dor de cabeça forte, dor nas costas, um pouco na bexiga e a perna esquerda repuxava muito (foi aplicado no braço esquerdo), todo meu lado esquerdo doía, hj dia 10/07 e ainda sinto muita dor de cabeça e nos olhos… ainda me sinto estranha… tomara que passe logo!

    1. Avatar de raphaela
      Raphaela Diz

      Tomei a Janssen

  21. Avatar de carlos eduardo
    Carlos Eduardo Diz

    Tomei ontem, 11/7 e não tive nenhuma reação. Sequer consigo achar onde a picada da agulha foi dada. E sim, eu vi a enfermeira aplicando a dose completa!

  22. Avatar de rosi
    rosi Diz

    Tomei ontem 12.07 na hora do almoço, de madrugada senti ondas de calor e ainda com dor no braço…. espero q tudo isso passe logo

  23. Avatar de joyce almeida
    Joyce Almeida Diz

    Boa Tarde amigos, tomei ontem 12/07 a Jansen, acordei de madrugada com calafrios e febre bem baixa, dormi mt mal, agora passou a febre mas sinto muita dor nas coxas, sera q é normal, braço bem pouco mas as coxas doem pra caramba

    1. Avatar de joyce almeida
      Joyce Almeida Diz

      Dor de cabeca bem leve tambem, sem nauseas

  24. Avatar de joao
    Joao Diz

    Para tranquilizar aqueles que possam ter os mesmos sintomas que eu egue o que aconteceu comigo,
    Tomei a vacina dia 09/07 (uma sexta-feira) por volta de meio dia. Como muitos aqui durante a madrugada de sexta e sabado o dia inteiro tive sintomas classicos como febre, indisposicao, muitos calafrios e dor de cabeca intensa.
    No domingo ja tinha dado uma boa melhorada nos sintomas iniciais, mas passei a ter dores e um leve formigamento nas pernas e as vezes no braco. Segunda as dores aumentaram, e fiquei muito preocupado com a possibilidade de estar evoluindo para algum caso raro de trombose. As dores eram claramente relacionadas a algo circulatório, dado que alem de parece doer em locais específicos como veias, ela tb melhorava se eu deitasse ou esticasse as pernas, e pioravam sentado (o que me prejudicava a trabalhar). Apos passar segunda e terca bastante preocupado e com essas dores, acordei quarta-feira bem melhor e fui a uma consulta com um angiologista apenas para garantir. No fim, ele me tranquilizou, fez um exame que n detectou nenhuma alteracao, nenhuma trombose e me garantiu que as chances de ter uma eram 0.
    Hoje quinta-feira, ja acordei quase zerado. Estou conseguindo trabalhar sentado o dia todo, e ate agora so um level incomodo. Imagino que amanha, ja estarei 100%.
    Em resumo, senti sintomas que não achei desscritos pelo fabricate e nem grandes sites, como dor nos vasos sanguíneos das pernas e bracos, formigamento que acabaram passando em 5-6 dias.

  25. Avatar de nunez
    Nunez Diz

    Olá! Tomei a vacina Janssen no dia 18/07, horas depois perdi totalmente o olfato e o paladar, até então o único sintoma que percebi além de uma leve dor de cabeça. No entanto, decidi fazer um teste e pra minha surpresa testei positivo. Os médicos garantiram que não foi por conta da vacina. Mas amanhã farei um novo teste para tirar a dúvida. Já estava há alguns dias sentindo sintomas leve de resfriado, mas nunca pensei que pudesse ser covid. Graças a Deus meus sintomas não foram mais severos. 2 dias depois sigo vigilante…

  26. Avatar de gilmar
    Gilmar Diz

    Tomei a vacina da Jansem dia 25 /06 tive reação fraca, uma dor de cabeça , só que dia 20/08 viajei para são Paulo e testei positivo ontem dia 24/08, então não imuniza totalmente, estou com sintomas leves mais testei positivo, estou isolamento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes