Vacinação contra a Covid-19 pode iniciar ainda em dezembro, diz Pazuello

Se for aprovada pela Anvisa, a vacinação contra a Covid-19 pode começar, em caráter emergencial, no final de dezembro e no mais tardar, início de janeiro de 2021

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello afirmou que é possível começar a vacinação contra a Covid-19 em caráter emergencial da população em dezembro ou janeiro.

Segundo ministro, a única exigência está na autorização da aprovação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária  (Anvisa) e também da entrega das vacinas pelos laboratórios.

Vacinação contra a Covid-19

Pazuello disse ainda que, por ser em caráter emergencial, a vacinação contra a Covid-19 pode acontecer a qualquer momento, inclusive no final de dezembro.“Se a Pfizer conseguir autorização emergencial e se a Pfizer nos adiantar alguma entrega, pode acontecer em janeiro, final de dezembro em doses pequenas, que são de uso emergencial”, disse o ministro.

Ele alertou ainda que o independe do laboratório e ressaltou que ‘pode acontecer com a Pfizer, pode acontecer com o Butantan, com a AstraZeneca, mas isso aí é foro íntimo da desenvolvedora...não é uma campanha de vacinação’.

As informações foram dadas na manhã desta quarta-feira (08) em entrevista à CNN. No dia anterior, Pazuello fez um pronunciamento para a imprensa, mas não citou detalhes sobre o Plano Nacional de Imunização, recém lançado pelo governo federal.

Aprovação da Anvisa

Um dia antes, o presidente da Pfizer no Brasil, Carlos Murillo, disse que é possível começar a vacinação quase imediatamente após um registro emergencial da Anvisa e que, dependendo do avanço e diálogos dos órgãos brasileiros, o processo de vacinação possa ter início em janeiro.

“No caso do Reino Unido, a autorização sanitária foi dada na semana passada e a vacinação começou nesta terça-feira (8)”, lembrou Murillo.

Vale lembrar que o aval da Anvisa, será concedido rapidamente caso os critérios sejam atingidos para imunizações ainda em fase de estudo.

Armazenamento da vacina

O presidente da Pfizer no Brasil disse que a empresa tem contêineres portáteis capazes de transportar até 5 mil doses da vacina em temperatura necessária (-70ºC) e armazená-las por até 30 dias.

O país terá ao menos 300 milhões de doses de vacinas a partir do ano que vem.

Vacinação contra a Covid-19 - Laboratórios

  • 100 milhões da AstraZeneca/Universidade de Oxford,
  • 160 milhões dessa vacina a serem produzidas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz)
  • 40 milhões do consórcio internacional Covax Facility.
  • 70 milhões de doses da Pfizer (que o governo tem a intenção de comprar)

O ministro disse que não tem informações sobre a Coronavac, vacina do Butantan em parceria com a chinesa Sinovac.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes