Saúde

Veja como será a vacinação no fim de semana em SP

População de 12 a 14 anos é o grupo que receberá a primeira dose, veja o cronograma completo

A vacinação contra a covid-19 neste fim de semana, em São Paulo, estará disponível para as três doses que têm sido aplicadas. Confira como vão funcionar os pontos de imunização em SP e se programe para estar imunizado no sábado ou domingo!

O calendário contempla quem se vacinou com apenas uma dose e já está no prazo para a segunda, ou para quem ainda nem foi se vacinar. Além disso, idosos que estão aptos a tomar a dose de reforço também podem buscar o antígeno.

Quem pode se vacinar neste fim de semana em SP?

O único grupo permitido pela prefeitura para tomar vacina neste fim de semana, com a primeira dose, são os adolescentes, de 12 a 14 anos. Por enquanto, repescagem de outras faixas etárias não estão programadas.

Além disso, podem tomar a segunda dose aqueles que receberam a primeira no tempo determinado pelo município. Assim, busque sua carteirinha de vacinação ou comprovante e veja se pode receber o reforço. Esse grupo, inclusive, pode antecipar sua dose.

Quem tomou AstraZeneca? Pessoas que tomaram a primeira há 60 dias já podem receber a segunda. Isto é, aproximadamente dois meses, ou oito semanas.

Quem tomou Coronavac? Neste caso, a primeira dose têm de ter sido aplicada há, pelo menos, 15 dias.

Quem tomou Janssen? Neste caso, uma segunda dose não é necessária, já que esse imunizante está previsto apenas em forme de dose única.

Quem tomou Pfizer? Poderá receber a segunda dose após oito semanas. Ou seja, cerca de dois meses após a primeira. Logo, quem iniciou o ciclo vacinal há mais de 60 dias está apto para dar seguimento.

Vacinação com 3ª dose em SP

Idosos de 85 anos ou mais poderão tomar a terceira dose de vacina contra a covid-19 em São Paulo. Isto é, o imunizante de reforço para garantir a proteção contra casos graves da doença por mais tempo.

Por enquanto, o calendário está previsto até 10 de outubro, quando deverá incluir os idosos acima de 60 anos. O atual público, de 85 anos ou mais, será contemplado até 19 de setembro. A partir daí, confira abaixo a previsão:

Entre 13 a 19 de setembro

85 a 89 anos

Entre 20 a 26 de setembro

80 a 84 anos e imunossuprimidos

Entre 27 de setembro a 3 de outubro

70 a 79 anos

Entre 4 a 10 de outubro

60 a 69 anos

Que documentos levar?

Para fazer a vacinação neste fim de semana em SP, com primeira dose ou de reforço, o indivíduo tem de ir até o local de vacinação mais próximo, levando comprovante de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), carteira de vacinação, comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), se tiver.

Vale lembrar que o cadastro pode ser feito no site da Secretaria Municipal de Saúde para agilizar o procedimento e certificar que a documentação está correta.

Além disso, os moradores têm de levar documento que comprove a residência em São Paulo. Esse documento pode ser físico, em papel, ou digital. São aceitos, por exemplo, uma conta recente de energia elétrica ou uma de água.

O fluxo de pessoas nos pontos de imunização pode ser visto no site De Olho na Fila. Além disso, a plataforma visa indicar quantos imunizantes estão disponíveis para a segunda dose em cada unidade.

Qual vacina vão aplicar no fim de semana?

Por enquanto, são utilizadas as doses que estiverem disponíveis no em cada ponto de imunização. Ou seja, a depender do estoque, que varia diariamente, com base na demanda. Todas as vacinas foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por cumprirem critérios mínimos de proteção.

Apenas entre adolescentes, o órgão liberou o uso exclusivo da patente da Pfizer, depois de estudos clínicos.

Doses podem chegar dessa vacina podem chegar a partir do dia 15 de setembro. Por isso, a expectativa é de que seja priorizada esse imunizante para aplicação do reforço de terceira dose. Nesse caso, quem tomou a primeira e segunda dose de qualquer outra vacina poderá recebê-la dose, desde que o ciclo vacinal tenha sido feito há seis meses atrás.

Onde fazer a vacinação em SP neste fim de semana?

No sábado, dia 11 de setembro, as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) estarão abertas para que a população se vacine. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também ficam disponíveis.

Nesses dois casos, o horário de funcionamento vai das 7h às 19h. Por fim, no mesmo horário, a UBS Humaitá e Bom Retiro, na região central de São Paulo, recebem pessoas que queiram se vacinar.

No domingo, dia 12, a vacinação ocorre em outros pontos da capital paulista. As farmácias da avenida Paulista abrirão a partir das 8h, e aplicarão as primeiras, segundas e terceiras doses. Tais locais fecham às 16h.

Além disso, o mega-posto instalado na galeria Prestes Maia também aplica todos os tipos de doses, para as pessoas que estejam com a carteirinha em dia. O local fica na praça do Patriarca e abre das 8h às 17h.

Por fim, no segundo dia do final de semana, parques ficam abertos para todos os imunizantes das 8h às 17h. Eles estão nas seguintes regiões:

  • Centro: Centro esportivo Esportes Radicais
  • Leste: Parque do Carmo
  • Norte: Parque da Juventude
  • Oeste: Parque Vila Lobos
  • Sudeste: Parque Recreativo CERET e parque da Independência
  • Sul: Parque do Guarapiranga

Os lugares específicos dos dois dias estão disponíveis para consulta na página Vacina Sampa, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde de SP.

Acompanhe tudo sobre a vacinação contra a covid no DCI

Última modificação em 22/07/2022 16:20

Compartilhe
Tags: Vacina