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Quase metade (47%) dos consumidores brasileiros já se mostra satisfeita com a experiência de negociação de dívidas por intermédio de robôs. Entre as empresas de cobranças, 59% já disponibilizam canais digitais.

As conclusões são de estudo realizado pela Atento após entrevistas com 40 executivos do segmento, além de 400 usuários do serviço. Entre os motivos para o sucesso da opção digital estão a maior agilidade (para 59%) e discrição (33%).

Do lado das empresas que ofertam a opção, 67% reportam uma melhora na recuperação de crédito. Uma diminuição de custos foi identificada em 65% dos casos, enquanto 43% acreditam que a tecnologia ajuda a prestadora de serviço a compreender melhor a necessidade do consumidor. Para 39%, a ferramenta ainda traz maior produtividade.

Por conta do diagnóstico positivo, três em cada quatro executivos afirmam que o aporte em canais digitais será mantido. Já 69% esperam retorno financeiro para o investimento realizado dentro de período de até um ano.

O levantamento ainda identificou barreiras para companhias interessadas na automatização do processo de cobrança. “A questão da mudança de cultura, por exemplo, é um dos obstáculos sinalizados. 60% dos entrevistados apontaram este como o principal desafio”, argumentou o VP de estratégia e marketing da Atento, Regis Noronha.

Por outro lado, “mais da metade dos executivos (54%) responderam que os meios de cobrança são integrados”, ainda conforme Noronha. “Este é um bom sinal, uma vez que a convergência de informações é fundamental para o sucesso dos projetos nessa área”, argumentou o VP .