Concursos & Empregos

Profissões do futuro: 21 carreiras para você conhecer e apostar

Um estudo da empresa Cognizant, de tecnologia e negócios, apontou 21 profissões promissoras para a década.

A nova pandemia de coronavírus causou grandes perdas de empregos em todas as indústrias nos últimos meses. No entanto, algumas profissões prometem grandes oportunidades, então saiba quais são as profissões do futuro e quais atenções elas vão exigir.

Nesse sentido, um estudo da empresa Cognizant,  de tecnologia e negócios, apontou 21 profissões promissoras para a década. Feito em 2019, complementa pesquisa do ano anterior que listou a mesma quantidade de trabalhos. 

Conheça as 21 profissões do futuro

Engenheiro de Reciclagem de Dados - Profissões do futuro

Esse profissional tem como missão manejar e aprimorar dados de empresa. Ao avaliar dados considerados desnecessários, pode-se reunir informações importantes que ajudarão na criação de estratégias da corporação. 

Agente de Segurança contra Ciberataques

A função desse profissional do futuro é proteger sistemas digitais de corporações. Desse modo, os ciberataques são acontecimento preocupantes, que exigem presença de especialista para contornar a situação de maneira efetiva. 

Conselheiro de Reabilitação para Cibercriminosos Juvenis

Ainda na linha dos crimes na internet, há preocupação de que cada vez mais jovens se envolvam com esse tipo de penalidade. Sendo assim, torna-se necessária a existência de um Conselheiro de Reabilitação para Cibercriminosos Juvenis, profissão do futuro, para orientar esses adolescentes. 

Designer de Voz UX - Profissões do futuro

Os comandos por voz já fazem parte do cotidiano no uso de alguns eletrônicos, mas estão longe de se aproximar da naturalidade das interações humanas. Então, a função do Designer de Voz UX é resolver essa questão, buscando a personalização dos assistentes de voz. 

Profissões do futuro (freepik)

Assistente de Felicidade

O objetivo desse profissional é auxiliar seus clientes a organizar itens pessoais que tenham peso sentimental. Essa profissão do futuro se faz necessária em meio ao consumismo vivenciado na sociedade. 

Head de Comportamento Empresarial

Esse trabalhador tem como meta analisar o comportamento de funcionários de uma empresa, a fim de elaborar ações para aumentar a produtividade. 

Gerente de Design de Smart Homes

Esse profissional pretende potencializar a experiência em casa inteligentes, tanto tecnológica quanto estética. Trabalharão em conjunto com arquitetos e engenheiros.  

Auditor de Viés Algorítmico - Profissões do futuro

A Inteligência Artificial tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo. Assim sendo, o Auditor de Viés Algorítmico tem por objetivo configurar os algoritmos para que estejam de acordo com os valores da empresa. 

Coordenador da Uni4Life

Fazendo uso de uma plataforma de Inteligência Artificial, a Uni4Life pretende ser uma universidade que oferece ensino personalizado por aluno. Então, o coordenador da Uni4Life, deverá dar orientações aos estudantes. 

Prevenção a cibercalamidades

O profissional dessa área deverá trabalhar para analisar possibilidades de cibercalamidades. É importante que tenha habilidade de análise e gerência, além de observação de ecossistemas virtuais. 

Profissões do futuro (freepik)

Designer de arenas para e-sports

Arenas para e-sports farão parte das criações desse profissional do futuro. O objetivo é propiciar uma experiência agradável aos fãs. 

Arquiteto de Águas - Profissões do futuro

As mudanças climáticas são consequências alarmantes da atividade humana na Terra. Ademais, muitas cidades serão impactadas com o aumento do nível do mar, em decorrência do aquecimento global. O Arquiteto de Águas deverá produzir projetos urbanísticos para esses locais. 

Defensor de Identidades Virtuais

O objetivo desse profissional é desenvolver meios para autenticar identidade de pessoas, empresas e governos. A atividade é necessária tendo em vista a potencialização das fake news. 

Head de Design de Personalidade de Robôs

Esse profissional participará do desenvolvimento de personalidades dedicadas à máquinas e serviços. Tendo em vista a melhoria na interação com humanos. Esse líder deverá ter conhecimentos de sociologia e machine learning, por exemplo. 

Gerente de Urbanismo de Realidade Virtual

Com a ascensão da Realidade Virtual, será preciso que pessoas planejem as estruturas do ambiente digital. Esse é o papel do Gerente de Urbanismo de Realidade Virtual, mais uma profissão do futuro. 

Profissões do futuro (pixabay)

Consultor de Fazendas Verticais - Profissões do futuro

As fazendas verticais são soluções ao desejo de consumidores por alimentos frescos e de rápida entrega. Baseiam-se em sistemas aeropônicos em ambientes controlados. Desse modo, o consultor de fazendas verticais deve verificar locais para instalação e realizar treinamento de funcionários que irão operá-los. 

Inspetor de Risco em Robôs

Tal trabalhador deverá criar estratégias para lidar com potenciais riscos que os robôs oferecem à humanidade. Mantendo assim, a reputação das marcas e a confiabilidade da  Inteligência Artificial.

Especialista em Gerenciamento de Assinaturas

Modelos de assinatura estão se expandindo. Assim sendo, o especialista em gerenciamento de assinaturas terá a função de localizar planos que agradem os clientes e potencializar a experiência de pacotes disponíveis.

Designer de Carros Voadores - Profissões do futuro

Espera-se que os carros voadores se tornem realidade até o fim da década. Nesse sentido, o designer de carros voadores terá como objetivo a desenvolvimento desses veículos. Engenharia automobilística e aeroespacial, estão entre os conhecimentos necessários. 

Designer de Interfaces Táteis

Esse profissional deverá desenvolver meios de harmonizar superfícies táteis, com uso de textura e vibrações planejadas. Em bons resultados, há melhora no uso de interfaces táteis por consumidores. 

Planejador de Missão e Valores

Por fim, o planejador de missão e valores soma-se as profissões do futuro. O profissional deve orientar empresas a desenvolverem seus propósitos perante a sociedade. O entendimento do ambiente corporativo é essencial e as redes sociais fazem parte do trabalho.  

Última modificação em 29/07/2022 11:04

Compartilhe