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A Droga Raia é a primeira rede de farmácias no Brasil a lançar uma rádio corporativa. A emissora funciona via satélite e opera 24 horas no ar em todas as lojas da rede - um total de 111 - nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

André Elias Gonçalves, gerente de marketing, explica que o principal objetivo é trazer ao funcionário um conhecimento amplo sobre a empresa, além de oferecer um ambiente agradável ao público interno e externo.

A programação é composta por música ambiente, notícias institucionais e por inserções comerciais de laboratórios, fornecedores e anunciantes parceiros do projeto, além de prestação de serviços. "É uma estratégia de consolidação de marca que vai gerar receita, fidelizar clientes e expandir o nosso potencial de vendas", afirma.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) aponta que 86% de duas mil pessoas pesquisadas, com idades entre 15 e 55 anos, aprovam a veiculação de música em pontos-de-venda. "A sonorização do ambiente transforma as lojas em locais agradáveis tanto para os funcionários como para os consumidores. Durante o período em que eles estão nas lojas, são considerados clientes potenciais", destaca.

Ele comenta que o consumidor, muitas vezes, define suas compras dentro do ambiente de vendas. "A importância da rádio neste sentido será a de transmitir informações sobre produtos, divulgar promoções e esclarecer dúvidas sobre medicamentos e outros itens à disposição do consumidor - inclusive, sobre produtos de saúde e beleza".

O trabalho é desenvolvido em parceria com a RDS e com a experiência de programação da emissora Rádio Antena 1 .

Com o funcionamento da rádio, a rede espera obter receitas adicionais - provenientes de espaços publicitários na programação e manter em desenvolvimento o marketing institucional da marca.

A Droga Raia é uma das mais antigas drogarias do Brasil. A primeira loja foi inaugurada em 1905, na cidade de Araraquara, interior de São Paulo. Atualmente, a rede mantém um cadastro de um milhão e quatrocentos mil clientes preferenciais. Até o final de 2003, a rede chegará a 120 unidades no País. As novas lojas serão inauguradas nos Estados do Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. A cidade de Curitiba vai receber 2 lojas, Belo Horizonte terá 4 e o Rio de Janeiro, 3.