Enem

Enem 2020: veja 20 temas que podem ser tema da redação

O Enem 2020 será realizado em janeiro e está dividido em duas etapas: prova impressa e prova digital. Veja alguns temas que podem cair na prova

O Exame Nacional do Ensino MédioEnem 2020 será realizado em janeiro e algumas das dúvidas sobre o que será que vai cair na prova, assolam candidatos Brasil afora.

Como será a prova do Enem 2020

Por conta da pandemia do novo coronavírus, que chegou no final de 2019 na China e deixou, até o momento, o mundo todo de quarentena, o Enem 2020 terá dois métodos para favorecer os estudante: a prova impressa que será realizada nos dias 17 e 24 de janeiro e a prova digital, marcada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As provas do Enem 2020 serão formadas por 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Essas serão aplicadas em dois domingos consecutivos. No primeiro dia, a prova será composta por 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas, além da redação.

Atualidades

Na disciplina de Atualidades, por exemplo, o candidato deve estar atento a assuntos relacionados a temas dos últimos anos que marcaram a humanidade e conceitos que ganharam noticiários.

Como estamos vivenciando uma pandemia, o assunto gera perguntas para a prova. Além deste, vacinas, imunização da população, gráficos com números de mortes, cálculos e etc. Tudo que envolva essa ‘atualidade’ pode cair na prova do Enem 2020.

Segundo o gerente de projetos pedagógicos do Sistema pH, André Freitas, a prova não é elaborada tão facilmente e sim, montada com questões que passam por testes. “A prova do Enem é montada a partir de questões que foram pré-testadas e compõem o 'Banco Nacional de Itens'. E testar leva tempo, o que pode ter ficado comprometido durante a pandemia, com as escolas fechadas", explicou Freitas ao G1.

Ele reforçou que podem aparecer questões ligadas a pandemias mais antigas ou ao calendário de imunização, como o de vacinas contra o sarampo, que também preocupou a ciência e medicina brasileira.

Temas sobre Atualidades que podem cair no Enem 2020

  1. Governo Bolsonaro
  2. Educação
  3. Questão indígema
  4. Porte de Armas
  5. Reforma Trabalhista e Política
  6. Mobilidade Urbana
  7. Operação Lava Jato
  8. Estupro
  9. Bullyng
  10. Cotas
  11. Coronavírus
  12. Crise dos Refugiados pode cair no Enem 2020
  13. Coréia do Norte
  14. Guerra na Síria
  15. Crise na Venezuela
  16. Atentados
  17. Eleições americanas
  18. Fake News
  19. Lockdown
  20. Pandemias mais impactantes

Última modificação em 28/07/2022 11:28

Compartilhe