Inscrição do Sisu 2021 termina nesta sexta (9); consultar nota de corte

O resultado do Sisu 2021 está previsto para ser divulgado no dia 13 de abril.

A inscrição do Sisu do primeiro semestre de 2021 termina, às 23h59, desta sexta-feira (9). Os candidatos não precisa arcar com nenhuma taxa para participar do processo seletivo. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 13 de abril.EbcEbc

Segundo o Ministério da Educação, o Sisu 2021 ultrapassou a marca de 1 milhão de estudantes inscritos na quinta-feira (8). Até às 18h foram registradas 1,057 milhão de inscrições, cada inscrito pode selecionar até duas opções de curso para concorrer.

Uma das exigências para participar do Sisu 2021 é que o candidato tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020. O resultado das provas do Enem foi divulgado no último dia 29. O estudante precisa ter obtido nota superior a zero na prova de redação.

Nota de corte do Sisu 2021

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte, que é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados. O cálculo é feito para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

A nota de corte, no entanto, é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

O candidato pode consultar no boletim a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Nesse sentido, é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.

A classificação final dos estudantes será divulgada no boletim a partir de 13 de abril.

Inscrição do Sisu 2021

Os candidatos ainda podem fazer a inscrição do Sisu 2021 até às 23h59 desta sexta-feira (9). Contudo, o Ministério da Educação aconselha que os candidatos não deixem para se inscrever de última hora. Devido ao grande volume de acessos, o site pode demorar mais do que o comum.

Confira a seguir o passo a passo para se inscrever no processo seletivo.

  1. Acesse a página do Sisu na internet (sisu.mec.gov.br).
  2. Selecione a opção “Fazer inscrição”.
  3. Clique em entrar com GOV.BR ou fazer cadastro.
  4. Em seguida, é necessários confirmar alguns dados pessoais.
  5. Feito isso, é possível escolher até duas opções de curso, que podem ser pesquisadas por cidade, centros de ensino ou pelo nome do curso.
  6. No resultado da busca é possível conhecer os cursos pesquisados. Clique no curso para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis.
  7. Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções para a qual pretende concorrer e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar.
  8. Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.
  9. Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições, ou seja, até o dia 9 de abril.

Cronograma

  • Período de inscrições – de 6 a 9 de abril, pela internet;
  • Resultado da chamada regular – em 13 de abril;
  • Prazo para participar da lista de espera – de 13 a 19 de abril;
  • Matrícula da chamada regular – de 14 a 19 abril;
  • Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições – a partir de 23 de abril.

Leia mais notícias em DCI.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes