Energia

Contas de energia em alta; entenda o que motivo

Escrito por

A inflação dos preços é uma das grandes preocupações atuais. Afinal, o ritmo de vacinação e proteção contra a covid avança, a economia dá sinais de recuperação e a vida das pessoas tende a voltar ao normal paulatinamente. No entanto, a inflação assusta os brasileiros, que tiveram queda de renda e observam que os produtos e serviços estão cada dia mais caros. Nesse contexto, a conta de energia é a grande vilã nos últimos meses, dada a crise hídrica e os reajustes das bandeiras tarifárias.

VEJA: Receita já tem calendário da restituição do Imposto de Renda 2023

Inflação bate recorde com alta das contas de energia

A inflação oficial medida pelo IPCA já acumula 8,35% nos últimos 12 meses. Assim, o atual patamar de inflação é o maior dos últimos 5 anos. Praticamente todos os produtos e serviços tiveram alta de preço nos últimos meses. Em todas as regiões do país!

O custo de vida do brasileiro segue pressionado principalmente pelos itens de energia: gás, energia elétrica.e combustíveis. Afinal, observamos um aumento de quase 44% em 12 meses.

As contas de energia elétrica devem seguir pressionando o bolso dos brasileiros. Isto por que a crise hídrica e as bandeiras tarifárias mais altas devem permanecer até o mês de novembro, quando inicia o período chuvoso. Nesse sentido, os brasileiros estão pagando taxas extras nas suas contas de energia elétrica desde dezembro de 2020.

Encruzilhada energética

A energia continuou subindo muito por conta da bandeira tarifária vermelha patamar 2, que passou a vigorar em junho e acrescenta R$ 6,243 à conta de luz a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em maio, estava em vigor a bandeira vermelha patamar 1, cujo acréscimo é menor (R$ 4,169).

En julho, a Aneel aprovou um aumento de 52% na taxa da bandeira vermelha patamar 2, que deve pressionar ainda mais o orçamento das famílias e das empresas. Pior, a agência sinalizou a possibilidade de novos aumentos em agosto, dependendo do avanço da crise hídrica, do nível dos reservatórios e da necessidade de despacho termelétrico.

A questão energética desempenha um papel crítico nesse momento. A recuperação econômica tão aguardada deve pressionar a demanda de energia e elevará os preços. Assim, a energia pode representar um freio, seja através de racionamento, seja através de tarifas mais caras.

Energia solar

As fontes renováveis, com destaque para a energia solar e eólica, surgem como uma possível resposta. Afinal a geração de energia aproveitando a irradiação solar ou a velocidade dos ventos,  ajudam a economizar água dos reservatórios e minimizam a necessidade do despacho termelétrico.

Recentemente, a energia solar por assinatura vem ganhando destaque. Afinal trata-se de uma possibilidade de gerar sua própria energia elétrica, sem a necessidade de investir na aquisição e instalação de placas fotovoltaicas. Essa nova modalidade é baseada no compartilhamento de fazendas solares. A SUNWISE é uma empresa especializada na energia solar por assinatura e oferece economias e sustentabilidade para milhares de famílias e empresas no estado de Minas Gerais.

A SUNWISE destaca que possui planos que protegem o bolso dos consumidores contra os aumentos nas contas de luz. Quanto mais as contas sobem, maiores são as economias com a energia solar.

Última modificação em 04/04/2023 09:33

Dirceu Azevedo

Empreendedor de impacto e especialista em novos modelos de negócios que unem alto potencial de crescimento, inovação tecnológica e impacto positivo no meio ambiente.

Compartilhe
Escrito por