Publicado em

SÃO PAULO - A ambientação da nova loja da rede de farmácias Panvel – localizada entre as ruas 24 de outubro e Olavo Barreto Viana, no Parcão, em Porto Alegre – traduz perfeitamente o conceito “Você Sempre Bem”. A loja está dividida em dois pavimentos, sendo um deles totalmente voltado para beleza e bem-estar, com móveis de experimentação. Com projeto desenvolvido pelo GAD’, o espaço proporciona aos consumidores a interação com os produtos e um clima mais aconchegante.

“Essa loja coroa nossa estratégia em ampliar a atuação e nos consolidarmos como um player também no mercado de beleza. Quando procuramos o GAD’ queríamos que o espaço refletisse esse nosso momento, trazendo para esse novo estabelecimento uma visão holística. Entendemos que para ser saudável o indivíduo precisa de cuidados intensos por dentro e por fora e é isso que trazemos na nova Panvel”, afirma Julio Mottin Neto, diretor de marketing da rede, que conta atualmente com 250 lojas na região Sul.

Pensando nesse posicionamento, o GAD’ buscou agregar no projeto ferramentas que convidam os consumidores a interagir com os produtos e, mais que isso, que facilita a acessibilidade para o segundo pavimento. Exatamente por isso, a consultoria inseriu um elevador que dá acesso ao espaço voltado para bem-estar e beleza, além de uma filial do Café do Porto, reconhecido pela qualidade e variedades de cafés e principalmente por sua personalidade única, atraente e acolhedora. “O projeto contempla uma atmosfera mais aconchegante, por isso optamos por iluminação e materiais diferenciados para esse tipo de ambiente, como a madeira. Esse conceito de loja muda a percepção dos clientes sobre as farmácias. Isso porque une a venda de medicamentos e perfumaria à prestação de serviços de saúde e beleza”, analisa Leonardo Araújo, diretor de criação do GAD’.

“O azul e o branco, cores da marca, predominam, e mais uma vez os tons de laranja e acabamentos em madeira nos materiais promocionais consagram o novo conceito de lojas desenvolvido pelo GAD’”, conta Araújo.

A outra novidade é que essa loja da Panvel traz em sua perfumaria produtos de marcas de beleza exclusivos, como Lancôme, Biotherm, L'Occitane, La Façon e Artdeco, entre outras marcas nacionais e importadas de cuidados com a pele e os cabelos.

Projeto Panvel Farmácias

Inspirada em uma tendência mundial, de que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com bem-estar, saúde e beleza, a Panvel Farmácias iniciou um processo de modernização das suas filiais em 2007. O projeto, desenvolvido pelo GAD’, engloba três tipos de loja: Express, Promocional e Bem Estar & Beleza. O objetivo da mudança foi estruturar o ponto-de-venda de acordo com as necessidades do consumidor, localização e área de vendas.

A experiência do GAD’ em projetos de segmentação de lojas, onde se ajustam público-alvo e seus espaços, indica que há, em média, um aumento de 30% no valor médio das compras efetuadas pelos consumidores. “Isso ocorre porque as pessoas passam mais tempo dentro das lojas. Os ambientes que criamos são mais flexíveis, proporcionam melhor manutenção e experiências do consumidor com a loja”, explica Araújo.

O GAD’ utilizou o elemento orientador água para desenvolver toda a linguagem gráfica das lojas. Os estabelecimentos tipo Express são as filiais de conveniência, localizadas em postos de gasolina e supermercados. Como a principal característica é a urgência da compra, o logo Express será bem destacado e o espaço bem aproveitado. Já as Promocionais estão localizadas em pontos de grande movimentação de pessoas, onde a compra é feita por necessidade, em função do custo x benefício. Ali, a comunicação de preço e oportunidade é mais importante, por isso é necessário um ambiente mais comunicativo e próximo.

As lojas top, denominadas Bem Estar & Beleza, recebem um público com mais tempo para escolher os produtos, por isso precisa de um ambiente quente e elegante.

Sobre o GAD’

Com 23 anos de atuação no mercado, o GAD’ tornou-se recentemente uma holding de serviços de marca. O trabalho tem como diferencial uma abordagem que contempla estratégia, identidade, experiência, comunicação e gestão. Com um portfólio de aproximadamente 150 clientes ativos, como Brasil Telecom, CPFL Energia, EMS, Gerdau, Ipiranga, Mercur, Net, O Boticário, Pão de Açúcar, Parmalat, Petrobras, Positivo Informática, Rossi, Sadia, Vivo e Wal-Mart, a empresa conquistou prêmios de reconhecimento internacional, como IF Design Award, London Festival Award e Luxalon Armstrong, além da versão nacional do IDEA, entre outros. Atualmente a operação está dividida entre os escritórios de São Paulo, Novo Hamburgo e Porto Alegre e é formada por uma equipe multidisciplinar de mais de 200 profissionais. A empresa é uma das finalistas do Prêmio Caboré 2008, concorrendo na categoria Serviços Especializados.