Publicado em

SÃO PAULO - A Serasa Experian anunciou que vai investir cerca de R$ 47 milhões ao longo dos próximos cincos anos no DataLab, novo laboratório de inovação inaugurado hoje pela empresa e que foca no desenvolvimento de soluções com o uso de big data e inteligência artificial.



O aporte será destinado, segundo o vice-presidente de relações institucionais do Serasa, Paulo Melo, para a melhoria da estrutura, a implementação de novas tecnologias, e para a contratação de mais cientistas de dados. Atualmente, o laboratório conta com 20 cientistas de dados, além de seis profissionais voltados para a área de projetos.



Segundo o diretor do DataLab, Marcelo Pimenta, o laboratório de inovação é baseado em cinco pilares: infraestrutura de big data, armazenamento e geração de dados na nuvem, mídias sociais, mobile e inteligência artificial - que será usada para entender os insights e transformar os dados em serviços.



"Acreditamos que dados gerados por empresas e pessoas podem ajudar a explicar o comportamento preditivo para compras, eventos de humor e de crédito", afirma Pimenta. O executivo ressalta ainda que um dos objetivos do espaço é testar o uso de novas fontes de dados, por exemplo, as mídias sócias.