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São Paulo - No Brasil, 37% dos chamados trabalhadores de informação, ou iWorkers (funcionários que utilizam as tecnologias da informação como parte de seu dia a dia) utilizam smartphone para acessar aplicações de negócios na sua empresa, tornando o País um dos líderes neste tipo de uso deste dispositivo no trabalho. O uso dos dispositivos móveis pessoais (tais como telefones celulares, tablets e notebooks) no ambiente de trabalho tem conquistado mais espaço no ambiente corporativo em todo o mundo, com destaque para a liderança dos smartphones. A alta de 35% do uso de banda larga no Brasil, registrada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em relação ao ano de 2010, também é um fator que impulsionou o uso deste aparelho, bem como o consumo de devices [recursos] móveis.

Os departamentos de TI das organizações, no entanto, ainda não estão tomando medidas suficientes para capitalizar esta tendência que tem aumentado a produtividade dos funcionários, de acordo com estudo conduzido pela empresa americana Unisys e pela consultoria IDC. "O uso destes aparelhos no trabalho tem aumentado a produtividade do funcionário. As empresas precisam adequar sua infraestrutura para poder receber esta tendência, que veio para ficar", conta Paulo Roberto Carvalho, diretor de Negócios de Outsourcing da Unisys na América Latina. As mudanças, de acordo com o executivo, incluem política de segurança e aumento da capacidade de armazenamento de dados das empresas.

O tablet (computador em formato de prancheta), com um histórico recente de vendas no Brasil, também tem conquistado um espaço importante no local de trabalho: 22% dos iWorkers brasileiros consultados já utilizam o dispositivo para trabalhar. A média global de uso do equipamento no ambiente corporativo foi de 13%. A pesquisa indica, ainda, que a porcentagem dos iWorkers que consideram o desktop, ou computador de mesa, o equipamento mais importante para trabalhar no Brasil cairá cerca de 28% no próximo ano, enquanto a porcentagem daqueles que consideram o laptop a principal ferramenta subirá de 31% para 43%. Atualmente, apenas 4% dos iWorkers brasileiros entrevistados consideram o tablet a ferramenta de trabalho mais importante para realizar suas tarefas no escritório, mas 18% afirmam que ele se tornará a ferramenta mais importante nos próximos doze meses. "Vivemos um momento no qual as organizações não estão mais ditando as tecnologias a serem usadas dentro de seu ambiente", diz Carvalho, que acrescenta: "As empresas deveriam estabelecer políticas e definir processos e ferramentas que apoiem esta tendência".

O estudo de 2011 foi conduzido no Brasil em duas frentes; na primeira 306 iWorkers foram entrevistados, todos residentes nas principais cidades do País e usuários de recursos de tecnologia da informação em seus ambientes de trabalho; na segunda pesquisa, foram entrevistados 101 executivos.

Assim como em 2010, a pesquisa atual mostra que os iWorkers brasileiros ainda realizam mais atividades durante o expediente de trabalho do que suas companhias estão cientes: 44% dos funcionários dizem que seu patrão permite que eles acessem sites de mídias sociais por razões pessoais no escritório, enquanto apenas 24% dos executivos de TI reconheceram que esta prática ocorre nas empresas.

O acesso a sites de mídias sociais no trabalho também aumentou. No estudo do ano passado, 16% dos iWorkers brasileiros entrevistados disseram usar o Facebook para temas relacionados ao trabalho. Em 2011, este número saltou para 34% dos entrevistados. Em comparação com os outros oito países da pesquisa, 59% dos iWorkers brasileiros disseram acessar sites de mídias sociais ao menos uma vez por dia no trabalho, número que se reduz a 48% nos EUA e a 37% na Europa.

De acordo com a pesquisa, o uso acentuado de tecnologias móveis e de mídias sociais aponta sérios impactos para as organizações no que diz respeito ao suporte aos equipamentos e à segurança das informações. Os dados mostram que 61% dos executivos brasileiros de TI entrevistados afirmaram que quando seus funcionários encontram um problema técnico em seu aparelho pessoal usados no trabalho, buscam assistência na própria área de TI da organização.

"Apesar de as empresas reconhecerem que estas tecnologias são importantes para o dia a dia dos seus funcionários, pouco tem sido feito para fornecer suporte adequado para estes equipamentos e aplicações no ambiente de trabalho", diz Paulo Roberto.

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