Tecnologia & Games

Apple lança fundo para ajudar no combate às mudanças climáticas

Com investimento de UD$ 200 milhões, fundo nasce com a parceria da Apple com o Goldman Sachs e com a ONG Conservation International

Escrito por

Depois de parar de vender carregadores junto dos iPhones, a Apple dá mais um passo na tentativa de ser uma empresa mais ecologicamente responsável, de olho em mais investidores responsáveis. A empresa anunciou, nesta sexta-feira, 16, a criação de um fundo de US$ 200 milhões para acelerar soluções naturais de combate às mudanças climáticas.

Batizada de 'Fundo de Restauração', a iniciativa é uma parceria da dona do iPhone com a ONG Conservation International e o grupo financeiro Goldman Sachs. O propósito do fundo é remover um milhão de toneladas métricas de dióxido de carbono (CO2) todo ano na atmosfera. Equivalente à quantidade de combustível emitida por mais de 200 mil veículos.

De acordo com informações da própria Apple, a Conservation International vai garantir que os projetos atendam a padrões ambientais. A administração do fundo caberá ao Goldman Sachs. “Com um fundo que gere retorno financeiro e impactos reais e mensuráveis ​​do carbono queremos promover uma mudança mais ampla no futuro, incentivando o investimento na remoção de carbono no mundo. Nossa esperança é de que outros compartilhem nossos objetivos e contribuam com recursos para apoiar e proteger ecossistemas críticos”, afirmou Lisa Jackson, vice-presidente de Meio Ambiente, Política e Iniciativas Sociais da Apple.

A ideia geral, segundo a dona do iPhone, é investir principalmente na restauração de florestas, pântanos e pastagens que retiram o CO2 da atmosfera e o armazenam permanentemente em solos, raízes e galhos. Por enquanto, a prioridade será cuidar de florestas produtivas e reservatórios naturais com altos padrões internacionais ambientais.

Apple verde

Esta não é a única ação da Apple para se tornar mais ecológica e sustentável, mirando os investidores interessados nessas pautas. De acordo com um relatório, a fabricante do iPhone estabeleceu 2024 como meta para produzir um veículo completo com sua própria tecnologia de bateria “inovadora”.

O ponto central das ambições automotivas da Apple é um novo design de bateria que poderia reduzir “radicalmente” o custo das baterias normais. Bem como aumentar o alcance do veículo, de acordo com a Reuters.

Última modificação em 26/07/2022 13:50

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Apple