Tecnologia & Games

Clubhouse libera aplicativo para Android em versão de testes

Por enquanto, app para o sistema operacional está disponível em testes nos EUA; Clubhouse promete lançar versão final ainda este mês

Escrito por

Sucesso no início do ano, o Clubhouse finalmente chegou para o sistema operacional Android depois de uma longa espera e de pedidos de usuários em todo o mundo. A rede social de conversas por áudio, lançada originalmente em 2020, lançou uma versão do aplicativo para celulares de marcas como Samsung, Motorola e afins neste domingo, 9.

No entanto, por enquanto, o app está disponível apenas nos Estados Unidos com uma versão de testes. Já no Brasil, usuários conseguem encontrar o aplicativo na Play Store, loja oficial do Android, mas sem possibilidade de baixá-lo.

De acordo com o Clubhouse, a versão para Android deve ser liberada em outros países ainda nas próximas semanas.

Competição do Clubhouse

O Clubhouse ganhou notoriedade no comecinho de 2021, quando usuários descobriram que a rede social servia quase como um "podcast em tempo real", em que pessoas conversas sobre determinados temas em salas de bate-papo. No entanto, o furor acabou logo, muito por conta da obrigação de convite e pela falta do app para Android.
Além disso, nesse meio tempo, algumas gigantes da tecnologia começaram a produzir produtos e serviços semelhantes ao que o Clubhouse oferece. O Spotify, por exemplo, comprou o Locker Room, aplicativo rival do Clubhouse e com um funcionamento similar. Ou seja: organizar salas de conversa por áudio seguindo temas.

A ideia central do Spotify é integrar esse app  dentro do próprio streaming de música. Com isso, os podcasts se tornarão mais participativos, com salas de bate-papo ao vivo, totalmente conduzidas por áudio. Isso, de alguma maneira, pode fazer com que os podcasts deixem de ter uma função secundária dentro do streaming.

Já o Twitter lançou o Spaces, em testes desde o primeiro trimestre deste ano, para usuários do Twitter com mais de 600 seguidores. Agora, a rede social de microblogs permite que esses usuários criem salas de conversa por áudio, tal qual o Clubhouse. Em breve, usuários também farão transmissões de áudio ao vivo com legendas automáticas.
Por fim, o Facebook estaria preparando o lançamento de um concorrente direto do Clubhouse ainda em 2021.

Última modificação em 26/07/2022 07:21

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

Compartilhe
Escrito por