Mesmo que a insistente prática de telemarketing das operadoras cause estresse em grande parte dos usuários, poucos sabem que têm o direito de evitá-la.
A prática de telemarketing é muito comum entre as operadoras de telefonia do Brasil. No entanto, esse é um meio utilizado para promover novos serviços que recebe críticas de muitos consumidores. Isso porque o marketing é feito por meio de ligações e até SMS de forma insistente. No entanto, poucos sabem que essa prática pode ser evitada de forma simples e muito prática. Confira abaixo como bloquear ligações de operadoras e mensagens.
Em julho de 2019, entrou no ar a plataforma Não Me Pertube (nãomepertube.com.br) por determinação da Anatel. Nela, é possível cadastrar o seu número para impedir que as empresas te liguem oferecendo produtos e serviços. Vale destacar que a plataforma não abrange apenas operadoras, mas também serviços de TV por assinatura e Internet, assim como instituições financeiras. Confira abaixo o passo a passo para se inscrever na plataforma:
Segundo o próprio site, o prazo para efetivação do bloqueio é de até 30 dias. Vale destacar que é possível cadastrar mais de um número de celular, desde que você seja o titular da linha.
As operadoras participantes, juntamente com outras prestadoras de serviços de telecomunicações são:
Vale lembrar que o serviço também abrange instituições financeiras, como Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Santander, Sicredi, Agibank e Banco Inter.
Se houver qualquer falha no cumprimento da solicitação, o usuário pode usar o formulário de contato para notificar a empresa responsável. Forneça o máximo de informações possível, inclusive o número que ligou para você. No entanto, caso tenha recebido a ligação em um telefone fixo e não consiga saber o número, informe a data e horário da ligação.
Em até 5 dias úteis, a companhia deve fornecer uma resposta. É importante salientar que a plataforma Não Me Perturbe monitora cada empresa participante. Caso haja frequência no descumprimento do bloqueio, as companhias responsáveis podem sofrer sanções.
O processo para não receber mensagens de operadoras com promoções é ainda mais rápido. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), esse é um direito do consumidor — assim como ocorre no caso das ligações telefônicas. Confira abaixo como realizar o cancelamento em cada operadora:
Última modificação em 28/07/2022 12:36
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