Signal é melhor que WhatsApp? Veja como usar

Há um aplicativo de mensagens instantâneas ganhando projeção à medida que seus concorrentes sofrem com as críticas. Trata-se do Signal, que funciona nos moldes do WhatsApp e do Telegram, porém com mais privacidade.

Signal é um aplicativo de mensagens com foco na privacidade. Por esse motivo, é muito usado pelas pessoas preocupadas com segurança. Além disso, o protocolo utiliza tecnologia de criptografia. O aplicativo ficou famoso após declarações de apoio do ex-analista da CIA, Edward Snowden. Inclusive, depois de vazar informações confidenciais, Snowden é uma das pessoas mais monitoradas pelos EUA.

O que é Signal?

Signal é um aplicativo semelhante ao WhatsApp e Telegram. Contando com criptografia ponta-a-ponta, é considerado seguro contra vazamentos. Dessa forma, somente o emissor e o receptor da mensagem têm acesso ao conteúdo.

Além disso, o aplicativo de mensagens Signal não coleta dados do usuário. Entretanto, a ferramenta é capaz de comprovar a identidade de quem está enviando mensagens. Desse modo, o aplicativo gera um QR Code para garantir quem está do outro lado da conversa. Uma vez confirmado, você passa a ter um contato verificado e seguro para a troca de mensagens.

Signal é melhor que o WhatsApp?

Signal vs. Whatsapp, logotipos lado a lado

Sim. O Signal é a opção ideal para quem não abre mão da privacidade. Além disso, o serviço de mensagem é criptografado. Não obstante, seu código-fonte é aberto, permitindo que seja testado de forma independente. 

Outro ponto positivo é possibilitar que a mensagem seja automaticamente deletada após a leitura. Inclusive, é possível iniciar uma conversa sem adicionar o contato. Para isso, basta fazer uma busca pelo número de telefone.

Aprenda a se proteger dos golpes no Whatsapp e Messanger seguindo essas dicas.

Whatsapp e Messenger coletam dados

Os aplicativos Messenger do Facebook e WhatsApp coletam dados de forma automática. Isso inclui histórico de compras, informações financeiras, localização, contatos, dados pessoais, entre outros. 

Saliente-se que o Messenger também coleta fotos, vídeos e áudio, além do histórico de navegação. Em contraste, o Signal não coleta nenhum dado, exceto o número de telefone do usuário.

Como proteger sua privacidade?

Primeiramente, verifique nas configurações do aplicativo se a criptografia está habilitada para todos os tipos de conversa. Se houver a opção, prefira salas de conversa secretas ou privadas.

Em seguida, é importante manter o aplicativo e o sistema operacional atualizado. Da mesma forma, jamais deve-se clicar em links desconhecidos ou suspeitos. Similarmente, ao receber códigos de confirmação via SMS ou e-mail, jamais repasse-os para terceiros.

Por último, habilite a autenticação de dois fatores (2FA). Deste modo, torna-se necessário um código extra para confirmar o uso de seu perfil no aplicativo.

A equipe da exchange Mercado Bitcoin fez um excelente texto aplicando como funciona a segurança digital.

Por que usar Signal?

Pois é mais seguro, além de não armazenar dados dos usuários. Além disso, o Signal oferece opções extras de segurança, como bloqueio de captura de tela e desfoque de rostos nas fotos enviadas.

Vale a pena mudar para o Signal. No entanto, para começar, você provavelmente terá que convencer amigos, familiares eu colegas de trabalho.

Desvantagens do Signal

O Signal não oferece armazenamento online, nem tampouco backup na nuvem. Com isso, não há risco de que suas mensagens sejam fornecidas a qualquer empresa. Em suma, caso um governo exija que a empresa entregue mensagens, lista de contatos ou qualquer outra informação, o Signal não possui registro.

Como resultado, milhares de pessoas estão abandonando o WhatsApp e migrando para o Signal. Possivelmente, uma das razões foi o anúncio recente da mudança de política de privacidade do WhatsApp. Além disso, o WhatsApp vai bloquear quem não concordar com os novos termos da plataforma.

Como instalar o Signal e criar uma conta?

Tela do signal, app de conversas

Em primeiro lugar, acesse a Play Store ou App Store para baixar o Signal gratuitamente. 

  1. Após concluir a instalação, toque em ‘Continuar’. Em seguida, é preciso atualizar para iniciar conversas com contatos da sua agenda. Para isso, toque em ‘Continuar’, e na tela adiante em ‘Permitir’.
  2. Na próxima tela, será necessário informar o país e número de telefone com código DDD. Posteriormente, aplicativo irá solicitar o código enviado via SMS.
  3. Crie seu perfil, com foto e identificação opcionais. Estes dados serão visíveis pelos seus contatos quando iniciar ou aceitar uma conversa. Ao terminar, toque em ‘Avançar’.
  4. Por último, é necessário criar um PIN (chave) para manter suas informações criptografadas.

Pronto! Agora você já sabe como fazer para baixar e instalar o Signal. É só começar a usar para conversar com seus amigos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes