Startup de Campinas desenvolve 'gêmeo digital'; entenda a tecnologia

A tecnologia de inteligência artificial é capaz de analisar o mercado, simular cenários e atuar diretamente na operação industrial.

Você já ouviu falar em gêmeo digital ou digital twin? Pois essa é uma nova tecnologia de Inteligência Artificial que pode revolucionar o mercado e as industrias modernas.

Embora o conceito de gêmeo digital exista desde 2002, é apenas graças à Internet das Coisas (IoT) que sua implementação se tornou econômica. E, é tão importante para os negócios hoje, que ela já foi eleita uma das principais tendências de tecnologia estratégica da década.

 

O que é gêmeo digital?

O gêmeo digital, ou digital twin, é uma cópia virtual fiel de um objeto, equipamento ou indústria, os quais são alimentados com dados em tempo real, processados e analisados por tecnologias de Inteligência Artificial, capazes de “sentir”, “pensar” e “agir” a uma incrível velocidade de milissegundos.

Por estarem conectados ao ambiente real, os gêmeos digitais são capazes de prever anomalias, identificar problemas com antecedência, além de analisarem cenários de mercados e produtivos, entregando a melhor estratégia para obtenção de lucro.

Além disso, algumas tecnologias de gêmeos digitais são capazes de atuar diretamente nas máquinas e processos industriais entregando maior segurança e qualidade com o menor custo produtivo.

Gêmeos digitais vão transformar as industrias

As empresas Deloitte e KPMG, em 2017, adiantaram através de seus relatórios Industry 4.0 and the digital twin e Beyond the hype, que os gêmeos digitais serão uma ferramenta indispensável a qualquer indústria.

Os gêmeos digitais permitem a identificação dos problemas com antecedência, simulação de cenários produtivos e permitem redesenhar toda uma produção em poucos segundos, além de auxiliarem no planejamento e controle de produção e outras áreas.

Segundo a companhia Gartner, as empresas que utilizarem os gêmeos digitais terão um aumento mínimo de 10% em sua eficiência. O que já é bastante “expressivo”, essa porcentagem pode ser maior de acordo com a complexidade e a maturidade de controle de processo de algumas empresas.

Gêmeo digital
Foto: noria corporation

Gêmeo digital da startup de Campinas

A Startup Dipsie Solutions, localizada em Campinas SP, apoiada pela FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), desenvolveu uma solução de Gêmeo Digital como Modelagem em Tempo Real.

Seus algoritmos são capazes de analisar uma planta industrial inteira a cada 10 segundos, realizando os ajustes necessários para obtenção da maior performance produtiva capaz de se obter com aquela planta.

Através de uma solução Híbrida (Local e em Nuvem), garante a soberania dos dados da empresa e fácil acesso aos relatórios de qualquer local do mundo.

De acordo com seu CEO Nicolas Goulart, a solução vai muito além, pois uma vez que os algoritmos garantem a melhor performance produtiva, entregando a estratégia e medindo em termos de custo operacional x lucratividade, o sistema também é uma modelo matemático rigoroso e fiel da planta, garantindo a melhor estabilidade operacional, segurança produtiva, segurança de pessoas, qualidade e economia.

Por se tratar de um gêmeo digital que atua em conjunto com a planta física, todas e quaisquer informações estão disponíveis. Basta solicitar e em poucos segundos você terá os relatórios.

X-Machine RTO

O X-Machine RTO (Gêmeo Digital) da Dipsie Solutions foi construído para aproveitar os sistemas existentes nas plantas de nossos clientes, entregando inteligência aos sistemas e processos, tornado sua implementação rápida e com baixo custo. Além de permitir a integração com sistemas de ERP, modelos e relatórios ou visualizações de acordo com a necessidade de cada cliente.

O Gêmeo Digital da Dipsie Solutions pode ser aplicado a qualquer área da indústria, e seu modelo de negócios é livre, em que o cliente pode cancelar sua utilização a qualquer momento.

A Dipsie Solutions afirma que sua missão é ser uma empresa que retém clientes e aumenta seus lucros usando a tecnologia.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes