Chernobyl pode virar Patrimônio Mundial da Unesco

A cidadezinha do norte da Ucrânia, Chernobyl pode vir a se tornar Patrimônio Mundial da Unesco. Apesar de inabitada por pessoas, a estrutura está intacta e recebe turistas de todo o mundo

Uma tragédia realizada há mais de 30 anos trouxe Chernobyl, cidadezinha do norte da Ucrânia para manchetes de todo o mundo. Porém, uma série de televisão do ano passado, a trouxe de volta ao conhecimento de todos e tem atraído curiosos e turistas de todos os lugares.

O lançamento da série de TV fez com que o ministro da Cultura ucraniano, Oleksandr Tkachenko, propusesse que a zona de exclusão fosse considerada Patrimônio Mundial da Unesco. O ministro defende que a área pode e deve ser aberta aos visitantes, “mas deve ser mais do que apenas um destino de aventura para exploradores", disse.

Ele acredita que ser escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e fazer parte da herança material da Humanidade poderia ajudar a cidade de Chernobyl a se transformar numa lembrança que ajude a evitar que se repitam desastres nucleares.

Só em 2019, Chernobyl recebeu mais de 120 mil visitantes. O número é considerado recorde de turistas na região. A cidade que foi a antiga central nuclear e que, em 26 de abril de 1986 ocorreu a explosão de um reator nuclear, é hoje considerada como um ‘lugar de memória’ não apenas aos ucranianos mas também para toda humanidade.

Recuperação de Chernobyl

Chernobyl pode virar patrimônio mundial da unesco; entenda
Parque de diversões na cidade nunca chegou a ser inaugurado (foto: divulgação/melhores destinos)

O governo da Ucrânia apostou na recuperação de Chernobyl, como foi da construção de uma cúpula protetora gigante sobre o quarto reator onde se deu a explosão — obra terminada em 2016 — e até 2021 podem surgir novos projetos.

Apesar de não haver vida humana em Chernobyl, virou uma cidade fantasma.

Segundo o Greenpeace, toda a quantidade de plutônio liberada pela explosão do reator quatro da Usina de Chernobyl levará 24 mil anos para desaparecer completamente, o que transforma em incógnita qualquer possibilidade de presença humana em massa por lá, porém, a vida animal apoderou-se das imediações. É possível ver alces e veados na região.

A cidade tem cerca de 2.600 quilómetros quadrados em torno da central nuclear.

Pior acidente nuclear da história

Chernobyl pode virar patrimônio mundial da unesco; entenda
Cidade recebeu mais de 100 mil turistas em 2019 (foto: divulgação/melhores destinos)

Mais do que um local de vida selvagem e de atração turística, Chernobyl pode mesmo vir a ser reconhecida pela agência cultural da ONU, o que permitiria preservar o local onde ocorreu aquele que é considerado o pior acidente nuclear da história.

O resultado da explosão nuclear deixou 31 mortos, diretamente e 15 mortos indiretamente, até 2011. Foram detectados mais de 6 mil casos de câncer de tireóide (até em crianças) e mais de 4 mil fatalidades no mundo soviético deixando de 9 a 16 mil mortos devido a contaminação.

Após a série de TV, todos os olhares foram parar novamente na cidadezinha da Ucrânia, e ao que tudo indica, ela pode vir a ser classificada como Património Mundial da UNESCO.

Como é visitar Chernobyl?

Embora ainda seja proibido morar, visitar a turismo é permitido. Na época da catástrofe, centenas de prédios, escolas, casas e vilarejos tiveram de ser evacuados às pressas. Toda a estrutura permaneceu intacta e os habitantes jamais foram autorizados a retornar.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes