Coreia do Sul inicia processo para implementar sua moeda digital

Banco coreano prevê simulações de instituições financeiras e varejistas como teste para chegada da CBDC

O Banco Central da Coreia do Sul deu mais um passo na direção do desenvolvimento de uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC) e vai iniciar testes para encontrar um fornecedor de tecnologia. O Banco da Coreia (BOK) anunciou que fará um processo de licitação aberta para escolher uma empresa de tecnologia para pesquisar os aspectos práticos de uma CBDC, segundo informaões da Reuters, nesta segunda-feira, 24.

O teste, previsto para ser feito entre agosto e dezembro deste ano, prevê simulações de bancos e varejistas, além de pagamentos por smartphone, transferência de fundos e depósitos. Em fevereiro, o Banco da Coreia publicou pesquisa sobre a emissão de uma CBDC, indicando que poderia ser tratado como moeda fiduciária e não um criptoativo, e, portanto, poderia ser trocada livremente por dinheiro.

Já em março, o Shinhan Bank de Seul, primeiro banco do país, afirmou ter desenvolvido uma plataforma-piloto baseada em blockchain para uma potencial moeda digital sul-coreana. O projeto envolveria intermediários como o próprio Shinhan para distribuir o won digital aos consumidores.

Moeda Digital de Banco Central

Vários países têm avançado no desenvolvimento de uma CBDC própria. A China lidera a corrida, já realizando testes com o yuan digital e prevendo ampliar os testes com mais consumidores ainda neste ano.

Na Europa, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, disse, no início deste ano, que acredita que um euro digital não esteja disponível antes de 2025, enquanto a instituição avança no estudo de projetos e escolha da melhor tecnologia para desenvolver a CBDC.

No Brasil, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, já disse diversas vezes que o desenvolvimento do real digital está nos planos da instituição que estaria analisando os projetos para iniciar testes no futuro. 

Nos Estados Unidos, país que detém a principal moeda de reserva internacional, informações de fontes de bastidores dizem que o governo estaria atento ao yuan digital ao mesmo tempo em que estuda possíveis impactos sobre o dólar.  

Na última semana, o Federal Reserve (Fed) anunciou que vai publicar nos próximos meses um relatório sobre as implicações da evolução tecnológica para meios de pagamento digitais, focando na possibilidade de o país desenvolver e emitir uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC). Antes disso, o Fed já havia se manifestado dizendo que é preferível agir com calma e responsabilidade em um assunto tão complexo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes