Europa abandonará uso obrigatório de máscara em viagens aéreas

Novas recomendações entrarão em vigor a partir de 16 de maio.

O uso de máscaras faciais em aeroportos e voos europeus "não é mais recomendado", disse o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC). A medida, anunciada pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) e pelo ECDC, deve entrar em vigor em 16 de maio.

As agências disseram que os níveis de vacinação, imunidade naturalmente adquirida e o levantamento de restrições em vários países europeus estão por trás da decisão de remover a recomendação obrigatória de máscara que está em vigor desde 2020.

+ Pode beber depois da vacina da gripe? Veja o que pode ou não

Europa deixará de recomendar uso obrigatório de máscara em viagens

Passageiros que viajam de avião na Europa a partir da próxima semana não devem mais ser obrigados a usar máscara em seu voo ou em um aeroporto, de acordo com orientações divulgadas quarta-feira pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) e pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia. (EASA).

Mas ambas as autoridades aconselharam os viajantes que, apesar da regra ser levantada, as máscaras faciais continuam sendo “uma das melhores proteções” contra o COVID-19 .

Os passageiros vulneráveis ​​foram informados de que devem continuar usando uma máscara e as pessoas serão solicitadas a observar o distanciamento social em áreas internas.

No entanto, os operadores aeroportuários foram aconselhados a não impor medidas de distanciamento se puderem levar a um gargalo, disse a diretora do ECDC, Andrea Ammon.

Assim que a regra for retirada pela EASA e pelo ECDC, as companhias aéreas individuais continuarão a poder implementar os seus próprios requisitos.

As companhias aéreas foram instruídas a incentivar os passageiros a usar máscaras em voos de ou para destinos onde o uso obrigatório de máscaras no transporte público ainda é aplicado.

Eles também foram aconselhados a manter sistemas de coleta de informações de localização de passageiros em espera, caso sejam necessários no futuro, por exemplo, se surgir uma "nova variante de preocupação".

“A partir da próxima semana, as máscaras faciais não precisarão mais ser obrigatórias nas viagens aéreas em todos os casos, alinhando-se amplamente às
mudanças nos requisitos das autoridades nacionais em toda a Europa para o transporte público”, disse o diretor executivo da EASA, Patrick Ky.

“É um alívio para todos nós que finalmente estamos chegando a um estágio da pandemia em que podemos começar a relaxar as medidas de segurança da saúde”.

Itália, França, Bulgária e outros países europeus estão relaxando ou encerrando muitas de suas medidas de COVID e várias companhias aéreas dos EUA já abandonaram a exigência de máscara facial.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes