Minas é campeão pela 3ª vez da Copa Brasil de vôlei feminino 2023

Praia Clube de Uberlândia e Minas se enfrentaram na final da Copa Brasil de vôlei feminino nesta terça-feira, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina

O Gerdau Minas é o campeão da Copa Brasil de vôlei feminino! O elenco de Belo Horizonte venceu o Praia Clube na noite desta terça-feira, 7 de março, por 3 sets a 1 na grande final do torneio nacional na Arena Jaraguá. Este é o terceiro título do clube na história. Confira como foi a partida.

Além do troféu, o time garante vaga na Supercopa 2023 e no Sul-Americano de 2024.

Resultado da final da Copa Brasil de vôlei feminino 2023

Na final da Copa Brasil de vôlei feminino, a equipe do Minas levou a melhor e conquistou o seu terceiro título no âmbito nacional. O time fez uma boa atuação em quadra e venceu o Praia Clube em clássico regional, demonstrando a força dos clubes de Minas Gerais no esporte.

As duas equipes protagonizaram as últimas três finais da Superliga de vôlei feminino.

 

FINAL PRAIA CLUBE x GERDAU MINAS:

  • 1º set: Praia Clube 26 x 28 Minas
  • 2º set: Praia Clube 18 x 25 Minas
  • 3º set: Praia Clube 25 x 15 Minas
  • 4º set: Praia Clube 17 x 25 Minas

O adjetivo 'espetacular' pode ser usado para descrever o que foi o primeiro set entre Praia e Minas, o famoso Clássico do "Pão de Queijo" no vôlei feminino. O confronto começou equilibrado, mas o Minas logo passou a se colocar à frente no placar entre os principais momentos. O Praia, entretanto, mostrou o poder de reação em quadra e encostou no placar em todas as vezes que o elenco da capital tinha a vantagem. Teve pedido de desafio para os dois técnicos, bloqueio eficiente do Minas e finalzinho emocionante.

O Minas conseguiu levar a vantagem no finalzinho do primeiro set, com 22 a 24 e muita velocidade no ataque e bloqueios. O Praia foi firme e empatou em 24 a 24, depois virou, mas viu as jogadoras de Belo Horizonte virar novamente o resultado para fechar o set em 28 a 26 para o Minas em cima do Praia Clube.

O segundo set foi total do Minas. O time começou melhor e chegou a abrir cinco pontos em sequência, 5 a 0, sem dar chances para as adversárias. O técnico Paulo Coco chegou a pedir tempo para quebrar o ritmo do Minas e as atletas do Praia conseguiram reagir, mas não adiantou, o Minas tomou conta do set com até oito pontos de vantagem.

O Praia até conseguiu marcar os sete pontos, enquanto o Gerdau voltou a atacar com velocidade sem ao menos deixar as rivais verem a bola. Com 18 a 25, o Minas fechou o segundo set com extrema facilidade.

A virada de postura do Praia Clube para o terceiro set foi evidente. O elenco comandou com facilidade a partida, garantindo a vantagem de doze pontos entre 15 a 3 pontos. Abalado emocionalmente em quadra, o Minas pouco criou. O Praia fechou o terceiro set, o seu primeiro na final da Copa Brasil de vôlei feminino nesta terça-feira.

Após a derrota, o Minas conseguiu se recuperar no quarto set e o jogo voltou a ficar equilibrado. Os dois times começaram bem, ponto por ponto mais uma vez. Não demorou para o time de BH retomar o controle da final, abrindo sete de vantagem contra o Praia entre 7 a 13. Até a reta final, o Minas novamente se impôs em quadra e fechou o quarto set para ser campeão pela terceira vez na Copa Brasil de vôlei feminino.

 

Confira como foi a vitória do Sada Cruzeiro na Copa Brasil de vôlei masculino

O que é a Copa Brasil de Vôlei?

Sob idealização da CBV, a Confederação brasileira de Vôlei, a Copa Brasil de Vôlei Feminino foi criada em 2007 para reunir equipes do masculino e feminino e consequentemente dar mais visibilidade para o esporte. A Superliga é o principal torneio do vôlei no cenário brasileiro.

Foi por isso que a Copa Brasil teve o seu projeto arrancado do papel para ganhar vida e premiar um campeão nacional.

No feminino, apenas quatro times disputaram a primeira edição. O Rio de Janeiro, hoje Flamengo, conquistou o primeiro título da história do torneio. A competição foi realizada no ano seguinte, 2008, mas pela falta de incentivo teve um longo hiato de seis anos, retornando em 2014, no Paraná. Naquele ano, o Osasco levou a melhor.

Desde então, a Copa Brasil de Vôlei subiu o número de participantes de quatro para oito, começando nas quartas de final, passando pela semifinal e seguindo até a final, sempre em confronto único.

Onde assistir aos jogos da primeira fase da Sul-Americana 2023

Todos os times campeões

Seis equipes já venceram a Copa Brasil de Voleibol Feminino. O SESC Flamengo, do Rio de Janeiro, é o maior campeão de todos os tempos com quatro títulos. O time, no entanto, conquistou o torneio antes de alterar o seu nome.

A competição de vôlei é disputada desde 2007, quando o Rio de Janeiro VC (ou Flamengo) levantou a taça da primeira edição.

Além do SESC do Rio, o Gerdau Minas, Osasco, Pinheiros, Vôlei Bauru e SESI SP também possuem conquistas.

 

SESC RJ Flamengo - 4 títulos
2007, 2016, 2017, 2020 e três bronzes.

Osasco - 3 títulos
2008, 2009 e 2018, uma prata e três bronzes.

Gerdau Minas - 3 títulos
2019, 2021, 2023, duas pratas e dois bronzes.

Pinheiros - 1 título
2015

SESI Vôlei Bauru - 1 título
2022

 

Leia também

Quando serão as quartas de final do Paulistão 2023 e quem está classificado

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes