Senado aprova isenção de taxas sobre Internet das Coisas por 5 anos

A Internet das Coisas é a integração de vários dispositivos de comunicação via online. A PL segue para sanção da presidência da República.

A Internet das Coisas não terá tarifas nos próximos cinco anos. Segundo texto aprovado no Senado ontem (19), a medida é uma forma de incentivar a tecnologia no país. Sendo assim, taxas de fiscalização de instalação e de funcionamentos dos sistemas de comunicação máquina a máquina serão isentas. Além disso, os equipamentos que funcionam por internet não necessitam de licenças.

O relator da proposta, senador Izalci Lucas (PSDB-DF) defende que a PL será um estímulo para aumento da produtividade, pelo uso da tecnologia de Internet da Coisas. “Julgo inadequado que se exija o licenciamento prévio e que se tribute essa tecnologia da mesma forma que se fez com os tradicionais serviços de telecomunicações. A Internet das Coisas deverá ser ainda mais impactante para a economia do que foi a introdução da telefonia móvel celular, que transformou a maneira como as pessoas se comunicam diariamente.”

As taxas com isenção são Contribuição para Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP) e Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine). Dessa forma, Lucas argumenta que conteúdos audiovisuais tem efetiva e potencial distribuição nos próximos cinco anos.

Sendo assim, a proposta implementa medidas do outra PL, do deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP) e altera a Lei 12.175, de setembro de 2012.

Por fim, o texto segue para sanção do presidente da República. Se aprovada, entra em vigor em 2021.

 

Internet da Coisas

A Internet da Coisas se refere a tecnologia de integração e interação entre vários dispositivos. Sendo assim, eletrodomésticos, meios de transportes, computadores e smartphones, mas também qualquer outro objeto com conexão a Internet podem se complementar.

Além disso, realização de ações, como ligar a luz ou abrir as cortinas da sala com apenas um toque no celular. Ou ainda, com o controle da voz, o que já é possível com assistentes virtuais, Alexa da Amazon por exemplo.

 

Leia também

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes