Vale a pena? Caderneta de poupança paga 0,16% ao mês

Apesar de o rendimento ter aumentado após a alta da Selic, investimento ainda não é capaz de recompor as perdas tidas com a inflação

O rendimento da caderneta de poupança subiu junto com a Selic: foi de 1,40% para 1,93% ao ano. Isso porque ela rende o equivalente a 70% da taxa básica da economia. Esse rendimento será pago de 17 de março a 5 de maio.

Mesmo com a alta, não é preciso nem fazer conta para perceber que ele será insuficiente para proteger o aplicador contra as perdas para a inflação. Muito menos para pagar o ganho real, quer dizer, acima do que foi corroído por ela.

O mercado e até o governo estão esperando por uma inflação em torno de 5% para esse ano. Nível que transita muito acima do 1,93% da poupança. Isso significa que a remuneração da caderneta é negativa pelos números atuais.

Já faz um tempo que deixar dinheiro na caderneta é perder dinheiro. Com os juros no chão, menor patamar da série histórica, no ano passado a poupança já tomou uma surra da inflação.

Rendimento negativo ao aplicador - Caderneta de poupança

Em 2020, a sua remuneração ficou em rendeu 2,11%, e a inflação oficial, medida pelo IPCA, cravou em 4,52%. Isso significa que o rendimento da poupança foi negativo em 2,36%.

Em termos práticos, o dinheiro nela aplicado pelo ano todo não manteve o seu poder de compra. Quer dizer, não teve a capacidade de comprar em dezembro os mesmos itens que comprava em janeiro de 2020 após o crédito do rendimento.

Neste ano, pelas indicações atuais, vai acontecer a mesma coisa. Mesmo com todo esse desgaste, a caderneta ainda está entre as preferências do brasileiro. Pelo último levantamento do Banco Central, o total depositado em caderneta superava R$ 1 trilhão em janeiro deste ano.

No ano passado com o pagamento do auxílio emergencial o BC detectou aumento nos depósitos e no estoque aplicado em caderneta. Esse benefício combinado com a necessidade de agir com prudência e formar uma reserva financeira em meio à pandemia parecem explicar em boa dose o crescimento do saldo.

Outras aplicações podem pagar mais

A caderneta de poupança atrai o investidor pela sua tradição, pela sensação de segurança que transmite, pela simplicidade na movimentação, pela isenção de imposto. E também porque permite saques a cada 30 dias, sem prejuízo da remuneração.

Mas ela decepciona em termos de retorno. Ela vai render até o dia 5 de maio, dia de reunião do Comitê de Política Monetária, um rendimento de 1,93% ao ano ou 0,16% ao mês. Em maio, a perspectiva é de que a poupança pague uma rentabilidade mais encorpada com nova alta da Selic, que deve ir para 3,50%.

No entanto, o mercado oferece opções tão seguras como a caderneta, porque são cobertas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para depósitos de até R$ 250 mil.

São CDB, Letras do Crédito Imobiliário (LCI) que oferecem liquidez diária, quer dizer, que permitem retiradas todo dia.

Esses papeis estão pagando de 98% a 101% do CDI. Os CDBs, mesmo com imposto de renda, oferecem retorno líquido ligeiramente acima da caderneta. As LCI não têm imposto e também pagam mais que a caderneta. Portanto combinam melhor rentabilidade com alta liquidez.

Por isso, não há motivos para permanecer na caderneta de poupança com o menor dos rendimentos em renda fixa.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes