Vela nas Olimpíadas: Martine Grael e Kahena Kunze conquistam ouro

Brasileiras brilharam ao conquistar a medalha de ouro na madrugada de terça-feira nos Jogos Olímpicos

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o ouro na classe 49er FX da vela nas Olimpíadas de Tóquio em 2021. Na madrugada desta terça-feira, 03 de julho, a dupla terminou a prova em terceiro lugar na última regata, fechando à frente das holandesas e alemãs. Com isso, são consideradas bicampeãs olímpicas já que também conquistaram a medalha no Rio de Janeiro, em 2016. Esta é a 19ª medalha brasileira na vela.

Martine Grael e Kahena Kunze conquistam ouro na vela das Olimpíadas 2021

Favoritas na modalidade, Martina e Kahena começaram muito bem a prova, ficando à frente das holandesas nnemiek Bekkering e Annette Duetz, já que era tudo o que precisavam para ganhar a modalidade. Ao todo, foram 6 corridas com 76 pontos no total.

Fechando a prova, a dupla chegou em terceiro lugar na regata, ficando na frente das rivais e, com isso, garantindo a segunda medalha de ouro olímpica da história da vela. Por fim, a prata ficou com Tina Lutz e Sussan Beucke e o bronze com as holandesas Bekkering e Duetz.

Sem titulo 23
Dupla brasileira conquistou a medalha de ouro. Foto: júlio césar guimarães/cob

Atletas conquistaram o ouro também em 2016 no Rio de Janeiro

Tudo começou no Rio de Janeiro, em 2016, com Martina e Kahena disputando também a classe 49er FX. Nas águas da Baía de Guanabara, as brasileiras entraram na briga com confiança e muita experiência. No entanto, a prova foi repleta de emoções principalmente depois que a dupla caiu para a oitava posição e conseguiu retomar o pódio, assumindo a liderança e cruzando a linha de chegada com uma explosão de sentimentos.

Esta foi a primeira medalha de ouro na vela feminina. Além disso, a modalidade é muito tradicional para o Brasil que, desde 1992, conta com medalhas. Tanto em 2016 e 2021 os atletas não mediram esforços para conseguir manter o legado na modalidade.

Avas
Dupla conquistou o ouro em 2016 no rio. Foto: time brasil oficial / @timebrasil

Medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021

A delegação do Brasil faturou o total de 12 medalhas, sendo 3 ouros, 3 pratas e 6 bronzes até o momento.

A ginasta Rebeca Andrade, o surfista Ítalo Ferreira e agora Martine Grael e Kahena Kunze marcam as medalhas de ouro, enquanto os skatistas Rayssa Leal, Kelvin Hoefler e novamente Rebeca Andrade chegaram no número de pratas. Fechando a conta, Mayra Aguiar e Daniel Cargnin no judô, Fernando Scheffer e Bruno Fratus na natação, a dupla do tênis Laura Pigossi e Luisa Stefani e Alison dos Santos no atletismo ganharam bronze.

No quadro geral de medalhas, o Brasil aparece em 16º, enquanto China, Estados Unidos e Japão aparecem no pódio em sequência.

 

Leia também - Quanto ganha um medalhista olímpico? Veja os valores de 2021

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes