'Anticorpos caem rapidamente após a infecção' por coronavírus, dizem cientistas

Pesquisadores dizem que os anticorpos caem rapidamente após a infecção pelo coronavírus. A imunidade está diminuindo e há riscos de uma pessoa se contaminar mais de uma vez.

De acordo com os pesquisadores, os 'anticorpos caem rapidamente' após a infecção pelo coronavírus.

Os anticorpos são uma parte essencial de nossas defesas imunológicas e impedem o vírus de entrar nas células do corpo.

A equipe do Imperial College London descobriu que o número de pessoas com teste positivo para anticorpos caiu 26% entre junho e setembro.

De acordo com a equipe, a imunidade parece estar diminuindo e  há o risco uma pessoa pegar o vírus várias vezes.

Assim, mais de 350.000 pessoas na Inglaterra fizeram um teste de anticorpos como parte do estudo REACT-2 até agora.

A princípio, na primeira rodada de testes, no final de junho e início de julho, cerca de 60 em 1.000 pessoas tinham anticorpos detectáveis.

Mas no último conjunto de testes, em setembro, apenas 44 por 1.000 pessoas deram positivo.

Isso sugere que o número de pessoas com anticorpos diminuiu em mais de um quarto entre o verão e o outono.

 

Anticorpos caem rapidamente
Imagem: reprodução / pixabay

'Anticorpos caem rapidamente'

"A imunidade está diminuindo rapidamente, estamos apenas três meses após nossa primeira rodada de testes e já estamos mostrando um declínio de 26% nos anticorpos", disse a professora Helen Ward, uma das pesquisadoras.

A queda foi maior naqueles com mais de 65 anos, em comparação com grupos de idade mais jovens, e naqueles sem sintomas em comparação com aqueles com covid-19 totalmente desenvolvido.

Os anticorpos aderem à superfície do coronavírus para impedi-lo de invadir as células do nosso corpo e atrair o restante do sistema imunológico.

O que exatamente a queda de anticorpos significa para a imunidade ainda é incerto. Existem outras partes do sistema imunológico, como as células T, que também podem desempenhar um papel, matando diretamente as células hospedeiras infectadas e chamando outras células imunológicas para ajudar.

No entanto, os pesquisadores alertam que os anticorpos tendem a ser altamente preditivos de quem está protegido.

A professora Wendy Barclay disse: "Podemos ver os anticorpos e podemos vê-los diminuindo e sabemos que os anticorpos por si próprios são bastante protetores”.

Houve muito poucos casos confirmados de pessoas que pegaram covid-19 duas vezes . No entanto, os pesquisadores alertam que isso pode ser por conta da imunidade que está apenas começando a diminuir desde o pico das taxas de infecção em março e abril.

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes