Citigroup e BID anunciam sucesso com pagamento em blockchain

Processo permitiu transferências dos Estados Unidos para destinatário na República Dominicana usando a rede blockchain

O Citigroup, gigante do ramo bancário, anunciou, na quinta-feira, 8, a conclusão com êxito de uma prova de conceito para pagamentos internacionais baseado em blockchain. 

De acordo com o anúncio, o processo foi executado pelo Citigroup Citi Innovation Labs com a colaboração do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e permitiu várias transferências dos Estados Unidos para um destinatário na República Dominicana, utilizando a rede blockchain LACChain, como parte do programa regional LACChain do BID.

O projeto seguiu os seguintes passos: O BID fez o depósito de fundos tokenizados denominados em dólares americanos em uma conta do Citi, transferindo os valores utilizando carteiras digitais. 

"Depois de convertidos em tokens, esses fundos foram convertidos para a moeda local - pesos dominicanos - com a taxa de câmbio estabelecida pelo Citi”, disse o especialista em blockchain do BID e líder técnico do LACChain, Marcos Allende.

Citigroup e blockchain

O sucesso do projeto-piloto em blockchain deixou os envolvidos animados com um potencial novo método de transações internacionais dos Estados Unidos para países da América Latina e do Caribe, permitindo rastreabilidade instantânea das operações, das taxas e do câmbio.

“Existem muitas aplicações de pagamentos transfronteiriços inclusivos, como assistência oficial ao desenvolvimento e remessas internacionais. Não há dúvida de que eles são extremamente importantes para as economias de nossa região e, mais importante, para os beneficiários finais e famílias que recebem remessas ”, avaliou a CEO do BID Lab, Irene Hofman.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (Inter-American Development Bank - IADB), organização internacional que apoia o desenvolvimento econômico e social e a integração regional da América Latina e do Caribe, destaca que tem explorado a tecnologia blockchain desde 2019, quando o BID Lab estabeleceu o programa LACChain, que tem código aberto e é executado no blockchain do JPMorgan e na plataforma de contrato inteligente Quorum. 

Do outro lado dessa parceria bem sucedida, o Citigroup desenvolveu, em 2015, três sistemas baseados em blockchain e o piloto de uma criptomoeda chamada de Citicoin, com o objetivo de explorar transações transfronteiriças mais eficientes. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes