CNAE: quais atividades se enquadram no Simples Nacional?

O CNAE é o registro do ramos de atividade da empresa e obrigatória para abertura de empresa, registro do CNPJ e escolha do regime tributário.

O CNAE é a Certidão Nacional de Atividades Econômicas. Sendo assim, antes de abrir uma empresa é essencial saber qual é o ramo de atividade que a empresa vai atuar. Dessa forma, critérios como o tipo da empresa, faturamento e atuação empresarial são os fatores para o enquadramento no Simples Nacional.

Portanto, o CNAE é o código de identificação das unidades produtivas do país, facilitando o acesso à informação. O registro se destina para empresas públicas e privadas, estabelecimentos agrícolas, organizações sem fins lucrativos, mas também para pessoas físicas que desempenham atividades autônomos e microempreendedores individuais (MEI).

O que é CNAE?

O Certidão Nacional de Atividades Econômicas é um número com sete dígitos que identificam as atividades econômicas com permissão no Brasil. Sendo assim, a tabela tem formação de seções,divisões, grupos, classe e subclasses de ramos de atuação empresarial.

Além disso, o número do CNAE deve ser registrado antes do enquandramento no Simples Nacional, e integra a ficha cadastral de Pessoa Jurídica na Receita Federal, ou seja, na inscrição do CNPJ.

 

Por fim, a tabela CNAE está disponível no portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para consulta. Para isso, basta acessar o site do CNAE IBGE (www.cnae.ibge.gov.br).

 

O que é Simples Nacional?

O Simples Nacional é uma abreviação de Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Sendo assim, é um modo de arrecadação de impostos para MEs e EPPs, como o próprio nome já diz.

Logo, o Simples Nacional é um imposto único. Dessa forma, para aderir o Simples dois requisitos são primordiais: a natureza jurídica e a receita bruta anual. A empresa precisa ser uma sociedade empresária, sociedade simples, empresa individual de responsabilidade limitada ou empresário individual. Além disso, ter rendimento anual inferior a R$ 4,8 milhões.

Portanto, há tipos de empresas específicas para enquadramento no Simples Nacional. Sendo assim, a consulta do CNAE Simples Nacional pode ser realizada no site da Receita Federal.

 

Leia também

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes