Cabify anuncia que vai encerrar operações no Brasil

Empresa espanhola entrou no Brasil com proposta de serviço diferenciado, mas isolamento social freou os negócios

A startup de caronas Cabify, concorrente da Uber e da 99, anunciou, nesta sexta-feira, 23, que vai encerrar suas operações no Brasil, a partir de 14 de junho. No país desde maio de 2016, a empresa informou, por meio de comunicado, que "a persistência da pandemia de Covid-19 no Brasil dificulta a criação de valor dos seus serviços de carona compartilhada, dependente da mobilidade urbana. Por decisão de rentabilidade, diz, resolveu deixar o País.

Nas redes sociais, a marca confirmou a decisão. "Depois de tantos anos nos movendo, no próximo dia 14 de junho deixaremos de operar no Brasil. Obrigado por tudo, e mesmo que não os levamos mais de Cabify, os levaremos para sempre no coração. Nos vemos nos países onde ainda operamos o serviço", diz a postagem.

O aplicativo de caronas funcionava nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, do Rio de Janeiro, de Santos e São Paulo.

História do Cabify

De origem espanhola, a startup opera hoje em 85 países, com forte presença na Europa. No Brasil, a startup surgiu com a proposta de oferecer caronas com carros mais confortáveis e apenas com motoristas que mantivessem avaliações acima da média.

Em 2017, a empresa fez o primeiro movimento de que estava interessada no Brasil. Anunciou que iria direcionar um aporte de US$ 200 milhões totalmente para suas operações no Brasil. À época, o executivo Juan de Antonio disse que a empresa via mais oportunidades no Brasil e na América Latina do que na Europa.

No mesmo ano, o grupo Maxi Mobility, dona do Cabify, comprou a plataforma brasileira Easy Taxi. Dois anos depois foi incorporada ao app espanhol. Depois, em 2019, o Cabify disse que investiria mais US$ 20 milhões no Brasil, até 2024, para expandir mais ainda suas operações por aqui. No entanto, os primeiros sinais de que as operações não iam bem começaram a aparecer.  A empresa abandonou o status de "corrida premium" para baratear o preço das viagens.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes