Origem do Carnaval: a história da festa mais animada do Brasil

Conheça da festa mais popular do Brasil

Existe um velho dito popular que diz que o ano só começa depois do Carnaval. Mas, pela primeira vez, o brasileiro vai ter que iniciar um novo ano sem a festa tradicional que marca a celebração que antecede o início da Quaresma, segundo o calendário católico Ocidental.  A pandemia do novo coronavírus fez com que a comemoração fosse adiada não só no Brasil, mas também no mundo. Poucos sabem, mas a festa não é realizada apenas aqui. A origem do Carnaval vem de longa data.

Quando e onde surgiu o Carnaval?

O Carnaval é uma festa popular realizada em diferentes lugares do mundo, portanto, não é invenção brasileira como muitos imaginam. Segundo historiadores, a origem da festa vem da antiguidade, e existem algumas teorias e registros sobre quando foi inventada – e tudo indica que é ligada ao cristianismo.

No Brasil, por exemplo, o Carnaval foi "importado" pelos colonizadores portugueses, que ao chegarem no país, trouxeram diversos rituais europeus, entre eles festividades associadas à cultura cristã, como o próprio Carnaval. Apesar dos registros na Europa, a data também foi encontrada na Babilônia e Mesopotâmia. De acordo com os historiadores brasileiros, a festa se estabeleceu no Brasil durante os séculos XVI e XVII e tem como principal região o Rio de Janeiro.

Algumas das tradições mais conhecidas como o desfile e as máscaras, existem desde a idade média. Mas antes deste período, a festa já era associada aos prazeres e à "subversidade", já que os papéis sociais eram invertidos, como, por exemplo, os homens se vestindo de mulheres. A associação entre o Carnaval e as orgias é relacionada com as festas de origem greco-romana, como os bacanais (festas dionisíacas, para os gregos).

O Carnaval como é conhecido atualmente, remonta tradições presentes na festa de Roma, na Itália medieval. As festas duravam dias e dias, e eram regadas a álcool, fartura e danças. Os elementos circenses e a festa de rua pública também veem da mesma época. A cidade de Paris, na França, também teve um papel relevante como principal "exportadora da festa carnavalesca" para o resto do mundo.

Qual a escola de samba que mais ganhou o Carnaval do Rio de Janeiro

Qual o motivo do Carnaval?

A festa é considera é um rito de passagem, tanto visto através da perspectiva das celebrações pagãs –  na Mesopotâmia era um momento de comemoração do "ano novo" que se iniciava com a chegada de uma nova estação – como também na ótica cristã. Hoje em dia mesmo, a celebração se tornou para os brasileiros, uma data que inicia o resto do ano, por exemplo. Mas segundo historiadores, a Igreja pretendia manter uma data para as pessoas "cometerem seus excessos", antes do período da severidade religiosa. Nesse momento, o Carnaval estendia-se durante várias semanas, entre o Natal e a Páscoa.

Qual é o significado do Carnaval para os cristãos?

Registros históricos apontam que a palavra "Carnaval" possui origem do latim "carnis levale", cujo significado é “retirar a carne”. Para os cristãos, a etimologia da palavra está ligada ao jejum que deve ser realizado durante a Quaresma, assim como o controle dos prazeres mudanos.  Com o passar dos anos, a Igreja Católica fez um movimento de ressignificação da data senso mais cristão.

Por isso também, a festa costuma ocorrer 47 dias antes da Páscoa, em fevereiro, geralmente, ou às vezes em março (como no caso de 2020). Conforme o Cálculo da Páscoa, ocorre próximo do dia de Lua Nova.

Carnaval 2021: tudo que sabemos da festa no brasil
Carnaval do rio de janeiro - foto: fernando grilli/riotur/fotospúblicas

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes