Detran-SP disponibiliza documento digital de transferência; saiba solicitar

Documento é exigido para veículos registrados a partir de 4 de janeiro de 2021, e solicitação está disponível no aplicativo do Poupatempo Digital

Desde segunda-feira (18), o Detran-SP passou a disponibilizar o documento digital de transferência, a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Digital (ATPV-e), que será exigida apenas para veículos registrados a partir de 4 de janeiro de 2021. O documento está disponível no aplicativo do Poupatempo digital.

 

Mudanças

A medida foi definida pela Resolução Federal 809/2020, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O objetivo da resolução é unificar todas as informações sobre veículos em um único documento. Assim, dados sobre a propriedade e sobre o licenciamento do veículo ficarão reunidos no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e). No entanto, todos os CRVs (documento de propriedade do veículo) expedidos em papel moeda continuam válidos e deverão ser mantidos para utilização em uma futura transferência de propriedade.

Já os proprietários de veículos registrados a partir de 4 de janeiro deverão solicitar a expedição do documento digital de transferência, ou Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Digital (ATPV-e), quando efetivamente for confirmada uma transação comercial de compra/venda. Assim, para os veículos registrados a partir da data, o Detran-SP expedirá somente o CRLV-e, em formato digital. Além do meio digital, a emissão do documento poderá ser feita também presencialmente nos postos de atendimento do Detran-SP.

 

Como solicitar o documento de transferência ATPV-e?

Para solicitar o ATPV-e pelo aplicativo do Poupatempo Digital, o interessado deve cadastrar o veículo na plataforma informando o número da placa e do Renavam. Então, é preciso:

  1. Clique em "Serviços";
  2. Depois clique em "Veículos";
  3. Vá em "Registro e transferência";
  4. Selecione "Transferência de veículo" e escolha a opção "ATPV-E- Aviso de transferência de veículo" para selecionar o veículo que deseja transferir.

A partir daí, é preciso preencher todos os campos solicitados com os dados do veículo, depois do vendedor, e por fim, do comprador. Após aceitar os termos e finalizar, é só imprimir o PDF gerado. Lembrando que é obrigatório assinar o documento e reconhecer firma em cartório, tanto do comprador quanto do vendedor.

 

Leia também:

Caixa é nova gestora do DPVAT; veja como vão funcionar indenizações

IPVA 2021: guia de pagamento do RJ já pode ser emitida

Fonte Detran-SP
Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de lene
    Lene Diz

    Ainda Não está disponível a impressão do APTV-e no Aplicativo do poupatempo, não entendo porquê a dificuldade deles em disponibilizar logo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes