GPS em atraso? Veja como emitir para pagar contribuição

A Guia da Previdência Social (GPS) é um documento para pagamento de contribuições ao INSS, usada pelo contribuinte individual, facultativo e empregado doméstico.

A Guia da Previdência Social (GPS) é um documento para pagamento de contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é usada pelo contribuinte individual, facultativo e empregado doméstico. Pode acontecer de deixar de pagar alguma guia, então saiba que é possível gerar a GPS em atraso para quitar os débitos.

A saber, a GPS deve ser paga até o dia 15 de cada mês. E a partir de um dia de atraso, a guia deverá ser gerada com código de barras para efetuar o pagamento. Nota-se ainda que há o acréscimo de multas e juros.

Sendo assim, para o contribuinte individual que quer pagar a GPS em atraso, o cálculo pode ser feito pela internet para períodos menores que os cinco anos anteriores. Ao passar disso, é preciso ir até uma agência do INSS para comprovar renda e profissão. Os facultativos podem calcular as contribuições atrasadas pela internet enquanto ainda tiverem a qualidade de segurado. Nota-se ainda, que o empregado doméstico pode fazer o pagamento em qualquer momento, pois segue legislação própria.

Passo a passo para gerar GPS em atraso

Então, confira o passo a passo para gerar GPS em atraso:

  1. Primeiro, verifique se tem recolhimentos em atraso. Para isso basta solicitar o Extrato de Contribuição (CNIS) no site ou aplicativo Meu INSS, por meio dele é possível verificar todas as contribuições realizadas;
  2. Em seguida, para gerar a GPS em atraso acesse o site do Sistema de Acréscimos Legais (SAL);
  3. Escolha entre três módulos disponíveis, informando se é contribuinte filiado antes de 29/11/199 ou a partir dessa data;
  4. Selecione o tipo de filiação ao INSS: contribuinte individual, facultativo ou empregado doméstico.
  5. Digite o número do NIT/PIS/PASEP
  6. Depois, preencha os campos com os dados pedidos e os meses que deseja pagar. Nota-se que o valor já aparecerá com multas e juros.
  7. Por fim, clique em “Gerar GPS” para obter o boleto de pagamento.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes