Sony encerra atividades no Brasil, mas mantêm assistência

A fabricante de eletro-eletrônicos confirmou a saída do Brasil ainda neste mês, entretanto garantiu que o suporte para os clientes vai continuar.

A Sony, fabricante japonesa de eletrônicos, está no Brasil desde 1972. No entanto, após 48 anos, anunciou que vai fechar sua fábrica de Manaus.

A princípio, o comunicado afirma que a produção de eletrônicos, como TV, áudio e câmeras digitais, será interrompida.

Por que a Sony decidiu sair do Brasil?

A saída da Sony já estava prevista desde 2019, com o fim da venda dos smartphones Xperia. O objetivo é a redução de custos, aumentando a margem de lucro em outros mercados. Desta forma, a Sony visa fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios.

Desde 2018 a Sony já passava por um processo de corte na produção. Assim sendo, com essa decisão de sair do Brasil, a Sony deverá investir em outras regiões do mundo.

Como fica a linha de produtos Sony?

Primeiramente, com o fechamento da fábrica de Manaus, vão ser interrompidas as vendas de produtos eletrônicos como TVs, câmeras e equipamentos de áudio.

Entretanto, os demais negócios do grupo Sony, como jogos, soluções empresariais, canais de TV e séries, vão seguir com suas atividades normais no Brasil.

Por exemplo, desde seu lançamento, muitos ainda lutam para comprar um novo console de videogame PlayStation PS5, porém sem sucesso. Veja como comprar um PS5.

Os funcionários vão ser recolocados?

Quanto aos funcionários, a Sony afirmou que está tomando todas as medidas necessárias e garante o pagamento dos direitos trabalhistas, além de prestar todo o apoio necessário. Contudo, mais de 220 empregos diretos estão sendo desligados em Manaus.

Nesse sentido, em setembro de 2020, quando foi feito o comunicado inicial, o governador do Amazonas, Wilson Lima, comentou a saída da indústria de eletrônicos. "A gente lamenta a saída da empresa porque isso significa uma menor circulação de recursos na nossa economia e também a perda de empregos.”

Independente de sua situação de trabalho e renda hoje, é importante criar uma reserva financeira. Acompanhe as dicas no excelente artigo da exchange Mercado Bitcoin.

Assistência técnica vai continuar?

Sim, o comunicado oficial de encerramento de atividades no Brasil informava que a assistência técnica seria mantida.

Nesse sentido, a Sony afirmou que vai manter o pós-venda e suporte de reparo para todos os produtos sob sua responsabilidade comercial. Ou seja, pelo tempo necessário de acordo com a lei e política de garantia de produtos.

Quais os principais produtos da Sony?

Equipamentos fotográficos sony

De acordo com o site da Sony Brasil, são televisores, caixas de som, sistemas de áudio, câmeras de lentes intercambiáveis, filmadoras profissionais, além de home theaters, lentes, e equipamentos de uso pessoal.

Cabe lembrar que, embora não sejam produzidos no país, a empresa oferece produtos e soluções profissionais, que incluem equipamentos de transmissão e produção de rádio e TV, projetores, equipamentos de medicina, além de dispositivos de armazenamento de dados.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes