Presidente da França jura lutar contra o separatismo islâmico

O presidente francês Emmanuel Macron anunciou planos de leis mais duras para enfrentar o que ele chamou de “separatismo islâmico”. Medidas causaram polêmica entre população muçulmana no país.

O presidente francês Emmanuel Macron anunciou planos de leis mais duras para enfrentar o que ele chamou de "separatismo islâmico" e defender os valores seculares do seu país.

Em um discurso muito aguardado, Macron disse que uma minoria dos cerca de seis milhões de muçulmanos na França corria o risco de formar uma "contra sociedade".

Suas propostas incluem supervisão mais rígida da escolaridade e controle sobre o financiamento estrangeiro das mesquitas.

Macron estava sob pressão para enfrentar o islamismo radical em meio a temores de segurança.

Mas seus comentários foram condenados por alguns ativistas muçulmanos que o acusaram de tentar reprimir o Islã no país.

 

Separatismo islâmico
Imagem: reprodução / pexels

Macron lutará contra separatismo islâmico

Sob os estritos princípios do secularismo, ou laïcité (laico), da França, o governo é separado por lei das instituições religiosas. Assim, a ideia é que pessoas de diferentes religiões e crenças são iguais perante a lei.

O país também tem a maior população de muçulmanos da Europa Ocidental.  Contudo, muitos reclamam que as autoridades usam o secularismo para atacá-los especificamente, por exemplo, ao banir o hijab.

Falando fora de Paris na sexta-feira (02), Macron disse que o Islã radical é um perigo para a França. Afinal, eles mantém suas próprias leis acima de todas as outras e "frequentemente resulta na criação de uma contra sociedade".

Além disso, ele afirmou que esta forma de sectarismo traduz-se frequentemente em crianças afastadas da escola e na utilização de atividades desportivas, culturais e outras atividades comunitárias como "pretexto para ensinar princípios que não estão em conformidade com as leis da república".

De acordo com Macron, "o Islã é uma religião que está em crise em todo o mundo hoje, não estamos vendo isso apenas em nosso país".

 

Medidas contra o radicalismo

As medidas anunciadas pelo presidente vão formar uma legislação que vai ao parlamento antes do final do ano.

Elas incluem:

  • monitoramento mais rigoroso de organizações esportivas e outras associações para que não se tornem uma fachada para o ensino islâmico
  • melhor supervisão do financiamento de mesquitas
  • ensino doméstico restrito

Macron também disse que a França deve fazer mais para oferecer mobilidade econômica e social às comunidades de imigrantes, acrescentando que os radicais costumam preencher esse vácuo.

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes