Adestrador ensina a preparar o pet para quando a quarentena acabar

A quarentena influenciou relações, comportamentos e até as relações os bichos de estimações. Com a convivência maior, teve animais mais apegados aos donos. Mas o que fazer com a pós pandemia? O adestrador André Gaspar ensina os tutores a colocarem animais de volta à rotina. 

A quarentena influenciou relações, comportamentos e até as relações os bichos de estimações. Com a convivência maior durante o isolamento em casa, teve animais mais apegados aos donos e até mais temperamentais. Mas o que fazer com a pós pandemia?  O adestrador André Gaspar, de São Paulo, é quem vai dar dicas aos tutores a colocarem animais de volta à rotina.

Dormir mais, pedir mais comida e solicitar mais carinho são alguns dos novos comportamentos dos animais em casa, principalmente dos cães. Sem dúvidas, ter sempre companhia e de uma hora para outra voltar a ficar sozinho pode causar problemas de comportamento, é o que explica o adestrador: "Com a falta de costume de ficar sozinho, os animais podem sofrer e muito com a volta brusca à rotina antiga, de passar longas horas sozinho em casa. Mas com algumas práticas os animais não sentirão tanto a ausência do seu tutor."

Segundo André, um dos problemas mais comuns é a ansiedade de separação.

Ansiedade de separação dos pets? Adestrador explica

Ansiedade de separação é uma condição de pânico que se manifesta em comportamentos destrutivos como arranhar portas e janelas, latir ou uivar constantemente, urinar e defecar pela casa (mesmo em cães treinados), e, em alguns casos, pode resultar no cachorro se machucando sozinho.

A SAS tem algumas características e sintomas:

  • latir, uivar e/ou chorar
  • xixi e/ou cocô em local inapropriado
  • destruir, roer e/ou pegar objetos inadequados
  • automutilação, lambedura de patas e/ou arrancar pelos
  • prostração, tristeza profunda e/ou inapetência
  • vomitar e/ou babar
  • Mas todos esses sintomas somente quando sozinhos.

Quanto mais sério o grau da ansiedade, maior vai ser o tempo e energia necessários para ajudar o seu cachorro. Alguns tipos de treino e exercícios podem ajudar muito seu pet.

  • Comece deixando o cão em cômodos diferentes da casa enquanto está em uma reunião, por exemplo. Outra dica é colocar um brinquedo interativo, como pet ball e Kong, assim o animal terá uma atividade na sua ausência.
  • Pode ser difícil para alguns, mas é importante evitar atender todas as solicitações do seu cão para brincar fazer carinho, outros exercícios que podem ser feitos são: deixa os caem sozinhos por períodos bem curtos, deixa os petiscos escondidos pela casa pra que ele vá procurar e vá aumentando a quantidade de tempo aos poucos.

Melhor brinquedo para cachorro 8

Aprenda a fazer brinquedos interativos para o seu bicho

Cães amam atenção, mas se tem algo que eles também amam é petisco. E por isso, existem os brinquedos que você pode rechear com petiscos ou ração. É super fácil: você coloca os alimentos dentro do brinquedo e, quando o pet for brincar, a comida vai sendo liberada aos poucos.

Garrafa pet

O adestrador ensina: pegue uma garrafa Pet, vazia e faça vários furos de vários tamanhos e coloque grãos de ração e petiscos dentro. A medida que o cão vai girando a garrafa, os petiscos vão sendo liberados. Certamente o entretenimento está garantido.

8 1

Picolé bom pra cachorro

Que tal fazer um picolé de frutas? Basta pegar um copo descartável, colocar uma porção da frutas não ácidas dentro e adicionar água. A quantidade do alimento é opcional e a quantidade de água vai determinar o tamanho do picolé. Leve ao congelador e espere ficar pronto. Depois sirva para seu bichinho.

Tubos de papel higiênico

Comece agora a armazenar os tubos de papelão de papel higiênico ou papel toalha para fazer brinquedos para o seu cão. Coloque guloseimas dentro do tubo de papelão, coloque-o no chão e deixe seu animal de estimação descobrir como obtê-los.

Segundo o adestrador, o cão tentará enfiar a língua, virar, emborcar e, até mesmo, rasgar os tubos para obter os prêmios. Um brinquedo caseiro para cães tão simples pode entretê-los por um longo período de tempo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes