Aurora Boreal: quais países que têm o fenômeno?

Um dos fenômenos mais lindos de se assistir na natureza certamente é o da Aurora Boreal. A luz brilhante e colorida parece ter um ar místico, mas já foi facilmente explicada por cientistas. Embora seja um efeito óptico famoso, a Aurora Boreal não pode ser vista em qualquer lugar do mundo.

Um dos fenômenos mais lindos de se assistir na natureza certamente é o da Aurora Boreal. A luz brilhante e colorida parece ter um ar místico, mas já foi explicada por cientistas diversas vezes. Inclusive, a explicação científica deixa claro que a Aurora Boreal não pode ser vista em qualquer lugar do mundo: as condições climáticas e a escuridão são chave no processo.

Como surge a Aurora Boreal?

Com seu visual magnânimo, a Aurora Boreal parece algo místico, mas é apenas um fenômeno óptico. Criado em 1619 pelo físico Galileu Galilei, seu nome surge como uma homenagem à deusa romana Aurora e ao deus grego Bóreas. Curiosamente,a  união do nome dos deuses também serve para explicar como surge a Aurora Boreal, pois Aurora é a deusa do amanhecer e Bóreas comanda o inverno. Os dois ingredientes (sol e vento) aliados ao campo magnético terrestre geram o fenômeno em regiões frias.

A Aurora Boreal surge então como resultado do impacto de partículas do vento solar (partículas vindas do Sol) com a atmosfera terrestre e sua gravidade. Surpreendentemente, o fenômeno pode ser recriado em laboratório e já foi visto em planetas como Júpiter e Saturno.  

Em que países ocorre o fenômeno das auroras boreais?

A aurora boreal é uma atividade noturna - o que significa que reservar sua localização ideal em uma área com excelentes condições de visualização é algo para o qual você deve reservar um tempo ao planejar sua visita a um ou mais desses 7 destinos.

Suécia

Aurora boreal na suécia. Fonte: wikipédia
Aurora boreal na suécia. Fonte: wikipédia

Surpreendentemente, as Auroras Boreais ocorrem apenas em países e regiões do hemisfério norte; as luzes mudam de nome no hemisfério sul e são conhecidas como Aurora Austral. O fenômeno acontece na Suécia entre os meses de setembro e março. Segundo as autoridades do país, o melhor local para assistir o evento é a cidade de Kiruna, uma pequena região com apenas 17 mil moradores.

Alasca

Aurora boreal no alaska. Foto: alaska's northern lights private tours
Aurora boreal no alaska. Foto: alaska's northern lights private tours

O Alasca talvez seja uma das principais referências quando o assunto é Aurora Boreal. O país possui guias e tours especializados nele. Embora esteja relativamente longe da Suécia, o evento ocorre quase ao mesmo período (entre outubro e março). Para assistir ao evento, turistas podem optar por um acampamento rústico na neve ou um hotel luxuoso com vista privilegiada para o evento.

Escócia

A Escócia não é  uma referência óbvia, pois o fenômeno não ocorre durante um período pré-definido. Mas isso não impede que o país possa aproveitar da bela luz. Ela pode aparecer em qualquer mês do ano, mas os escoceses recomendam a visita entre outubro e dezembro.

Finlândia

"iglu

A Finlândia é um dos países que possui as noites mais escuras do planeta. Como resultado, as auroras boreais podem ser vistas quase 200 noites por ano.  O país oferece uma ótima infraestrutura de hotéis para o turista assistir ao evento em grande estilo. O principal deles é o Kakslauttanen, hotel que promete uma experiência incrível em quartos com formato de iglu.

Canadá

Talvez o Canadá seja uma das principais opções para os turistas que buscam assistir o fenômeno da Aurora Boreal. Há agências de turismo brasileiras que criam pacotes especiais para que o viajante se hospede em Vancouver, mas faça uma viagem de quatro dias para ver o fenômeno.

Rússia

"<yoastmark

A Rússia também é um dos países privilegiados com a bela Aurora Boreal. Lá o fenômeno acontece entre o final de agosto e vai até abril, quando ocorrem 42 noites polares na península de Kola. Inclusive, Kola é uma das melhores regiões do mundo para ver o fenômeno, pois suas temperaturas são mais amenas do que outras regiões da Rússia.. 

Groenlândia

 

Curiosamente, o fenômeno pode ser visto em qualquer região da Groenlândia, contudo isso só ocorre em condições ideais. Conforme informações do Ministério do Turismo do país, o fenômeno óptico não pode ser visto durante o verão. Isso ocorre como resultado da aparição do sol durante a meia-noite durante aquela estação do ano.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes