Bandeira amarela na conta de energia será mantida em março

A Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, afirmou que a bandeira tarifária amarela permanecerá no mês de março. Dessa forma, o consumidor continuará pagando R$1,343 para cada 100kWh utilizados. EbcEbc

Desde dezembro de 2020, que o consumidor brasileiro está pagando suas contas de luz mais caras devido às bandeiras tarifárias. De fato, vigorou em janeiro e fevereiro de 2021, a bandeira amarela. Enquanto em dezembro de 2020, a Aneel aplicou a bandeira vermelha patamar 2, a mais cara do sistema.

 

As chuvas recentes atenuam, mas não resolvem o problema

Muitos brasileiros questionam sobre as fortes chuvas recentes, que também foram apontadas como atenuantes pela Aneel. Segundo a agência os reservatórios das hidrelétricas continuam com volumes reduzidos, apesar das chuvas recentes nas bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN).

O nível baixo dos reservatórios ainda reflete a estiagem entre setembro e janeiro. No entanto, a agência ressalta que março ainda é um mês da temporada de chuvas, o que pode ajudar na recuperação do quadro.

 

Enquanto isso, prepare seu bolso para as próximas bandeiras

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo de geração de energia. Com os reservatórios baixos, a perspectiva é de alta no custo da energia já que exige o acionamento de mais térmicas, que geram energia mais cara.

O objetivo é informar aos consumidores quando esse custo aumenta, e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara.

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior e a verde, o menor.

A agência recomenda que, diante da cobrança da tarifa amarela, os consumidores façam uso consciente dos aparelhos elétricos e evitem o desperdício de energia.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes