Black Friday 2020: como se preparar para as compras em novembro

O evento acontece na última quinta-feira de novembro. Pesquisas afirmam que esse ano, as compras serão, em maioria, online, por isso, o cliente deve se preparar antes de ir às compras.

Portas se abrindo, multidões se espalhando pelos corredores e produtos voando das prateleiras. Estas são as imagens de marca da Black Friday. Bem, eles eram. Isso foi antes da pandemia COVID-19 dominar o mundo. Com o distanciamento social sendo a norma, é difícil imaginar compradores acampados na calçada um ao lado do outro este ano antes de 27 de novembro. Mas calma, a data dos grandes descontos vai acontecer, mas dessa vez, as grandes oportunidades vão ser online.

Confira como se preparar para a Black Friday 2020 e aproveitar as ofertas sem cair em fraudes.

 

Compras online

Como as compras online cresceram em 2020, o consumidor não vai precisar se preocupar em sair de casa para garantir os descontos, é preciso ficar ligado na internet para comprar. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela Incisiv, encomendada pela Manhattan Associates, indicou que a Black Friday deste ano, deve ser a mais digital da história.

Segundo a pesquisa, 80% dos compradores esperam aumentar a compra online e a coleta na loja e nos próximos seis meses e 90% dos compradores preferem a entrega em domicílio em vez de uma visita à loja. Portanto, as lojas devem se preparar para atender esse desejo dos clientes. Além disso, segundo dados do índice MCC-ENET, a participação do e-commerce no comércio varejista do Brasil estava em torno de 6%. Esse ano foi para cerca de 12%. Uma curiosidade é que o típico evento estadunidense chegou ao Brasil em 2010 e foi totalmente online. As próximas edições já contaram com comércio físico.

Faltando mais de um mês para a Black Friday, as buscas no Google pela sexta de desconto já superaram as do ano passado. O que indica que o consumidor está se preparando melhor para fazer as compras e evitar golpes.

Clientes em loja disputando caixa do produto e pessoas gravando a cena.
Black friday costuma causar tumultos no dia. (foto: reprodução)

Dicas para comprar na Black Friday

Além disso, as fiscalizações da Black Friday deste ano serão intensificadas por causa do aumento das reclamações referentes a vendas on-line. Mas é preciso ficar atento para não perder dinheiro.

A orientação do Procon-SP é para que as pessoas tenham atenção redobrada na hora de pesquisar sobre o produto ou serviço de interesse. Procurar com antecedência qual o preço está sendo praticado hoje no mercado, para evitar cair em falsas promoções. Sites e aplicativos de comparação de preços, como o do Buscapé e do Zoom, também são aliados. Existe uma lista no site do Procon-SP, falando quais sites evitar para não cair em golpes. É importante que o cliente saiba que ele vai comprar em um lugar confiável. Por isso, o consumidor deve procurar informações da empresa e analisar as condições da compra antes de efetuar o pagamento.

O site da black Friday oficial tem várias informações, como a origem da data e descontos oferecidos. Mas também tem uma lista de lojas que estarão participando das promoções e são confiáveis. Vale a pena checar antes de comprar.

Além dos golpes, o consumidor também estourar seu orçamento e acabar se endividando. Por isso, antes da Black Friday, é importante o cliente calcular quanto pode e quer gastar e anotar, sem passar do limite.

Direitos do consumidor

É fundamental conhecer as leis relacionadas aos Direitos do Consumidor, e é importante checar nos casos em que se sentir lesado.  Em compras online, o cliente tem até sete dias para devolver o produto ou trocar, contando a partir da data da entrega.

Ademais, o Procon-SP afirma ainda que as vitrines precisam deixar claro qual é o preço à vista do produto e, se vendidos a prazo, identificar o total, as taxas de juros mensal e anual, além do valor e número de parcelas. Caso aconteça uma fraude, a situação pode ser registrada no Procon. Mas alguns casos é necessário contratar um advogado para a causa.

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de graziely
    Graziely Diz

    Já ficou mais do que claro que a black friday será muito mais online do que física nesse ano, comparado aos outros onde tinhamos a opção de sair livremente para aproveitar as promoções. Com a pandemia, as empresas devem pensar de maneira criativa para superar o momento, investindo em estratégias de marketing digital para alcançar o público.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes