Claudia Jimenez novelas: de Sai de Baixo a Escolinha

Artista ficou conhecida por papéis cômicos

A atriz Claudia Jimenez faleceu na manhã de sábado, 20, aos 63 anos, no Rio de Janeiro. A artista ficou famosa por ter estrelado papéis cômico na televisão, com destaque para os programas humorísticos Escolinha do Professor Raimundo (1990) e Sai de Baixo (1996), além das Claudia Jimenez novelas, que incluem Torre de Babel (1998) e Sete Pecados (2007).

Dona Cacilda na Escolinha do Professor Raimundo - Claudia Jimenez novelas

Um dos mais famosos papéis de Claudia Jimenez foi o de Dona Cacilda na Escolinha do Professor Raimundo, em 1990. A personagem ficou marcada pelo bordão "beijinho, beijinho, pau pau", em referência a famosa frase de Xuxa
"Beijinho, beijinho, tchau, tchau".

A personagem era um dos grandes destaques da Escolinha e arrancava risos do público ao tentar seduzir o professor Raimundo (Chico Anysio) para tentar conseguir notas mais altas -Dona Cacilda sempre tinha uma piada ou uma tirada sarcástica para desconcertar o docente.

O papel lhe rendeu não só o prestígio do público, como a da crítica. Jimenez venceu o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1991.

Dona
Dona cacilda foi uma das personagens mais marcantes de claudia jimenez - foto: reprodução/rede globo

Edileuza de Sai de Baixo

Outro papel memorável da atriz foi a de Edileuza, no humorístico Sai de Baixo em 1996. Ao lado de Miguel Falabella, Tom Cavalcante, Aracy Balabanian, Marisa Orth e Luís Gustavo, ela interpretou a empregada doméstica mal-humorada e desbocada que vivia um romance com Ribamar (Tom Cavalcante).

A personagem ficou marcada pelos atritos constantes com Caco Antibes, que renderam o bordão "Óhhhhhh”!, usado pela empregada quando apontava o dedo na cara do patrão. A frase caiu no gosto popular, assim como o “Alô? Ah, meu Deus…", que ela dizia quando atendia o telefone. Outro momento cômico era quando a doméstica se referia a Cassandra como "Dona Casseta".

Edileuza
Edileuza em sai de baixo - foto: reprodução/rede globo

Ti Ti Ti (1985)

Já em novelas, Claudia Jimenez  esteve na primeira versão de Ti Ti Ti, em 1985, no papel de Lazinha. A personagem era a líder e mentora da 'Turma da Lazinha'.

Nos anos seguintes, a atriz deixou as novelas para se dedicar ao humor. Foi quando ela esteve em Os Trapalhões (1989), Escolinha do Professor Raimundo (1990), Você Decide (1996), Sai de Baixo (1996) e Chico Total (1997). Voltou às novelas apenas em 1998, com Torre de Babel.

Torre de Babel (1998)

No final da década de 90, Jimenez viveu Bina, a garçonete da lanchonete de Edmundo Falcão (Victor Fasano). A personagem trazia uma pegada de humor com sua personalidade bondosa, mas ingênua.

A história de Bina muda repentinamente ao longo da novela. Seu maior sonho se torna realidade quando ela recebe uma herança que a torna milionária. A ex-garçonete passa a levar uma vida de madame, mas mantém suas origens. Se antes ela não tinha sorte no amor, depois passa a se envolver com Gustinho (Oscar Magrini), Boneca (Ernani Moraes) e o próprio Falcão.

Sete Pecados (2007)

Em Sete Pecados, Jimenez viveu a cartomante Custódia, com quem Beatriz (Priscila Fantin) se consulta. A personagem é quem diz para a jovem que ela só será verdadeiramente feliz depois que se livrar dos sete pecados capitais que rondam a sua vida em nome de um grande amor.

É revelado que Custódia não é uma verdadeira cartomante, mas sim o anjo da guarda de Beatriz. A jovem lhe dá tanto trabalho que a personagem tenta desistir da missão, mas é impedida pelo arcanjo Gabriel (Erik Marmo).

Custódia ainda se envolve com o DJ Adriano (Rodrigo Phavanello), com quem só poderia ficar depois de cumprir sua missão na terra e deixar de ser anjo.

Negócio da China (2008)

Mais um papel de vidente para Claudia Jimenez em Negócio da China (2008). Agora, sua personagem é uma falsa vidente que se envolve com o padeiro Belarmino Moreira (Joaquim Monchique), que causa uma desilusão em seu amado no final da trama ao revelar que nunca o amou de verdade.

Nos anos seguintes, a atriz esteve em outras produções, incluindo A Vida Alheia (2010), Aquele Beijo (2011), Além do Horizonte (2013) e Sexo e as Negas (2014).

Haja Coração (2016)

A última entre as Claudia Jimenez novelas foi Haja Coração, em 2016. A atriz interpretou a personagem Lucicréia, casada com Agilson (Marcelo Médici), casal que vive na mansão dos Abdala. Sua personagem é mãe da fotógrafa Camila, interpretada por Agatha Moreira.

Desde o fim de Haja Coração, a atriz não fez outras aparições na TV Globo.

+ Quem são os atores da novela O Rei do Gado que já morreram?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes