Diana e Rainha Elizabeth II: 5 curiosidades sobre a relação

Rainha faleceu nesta quinta-feira (8) e gerou lamentos ao redor do mundo.

A Rainha Elizabeth II faleceu aos 96 anos de idade e foi a monarca com o maior reinado da história da Grã-Bretanha. Foram 70 anos no poder e como símbolo principal da família real. Diana e Rainha Elizabeth II se tornaram parentes na década de 80, quando o filho da soberana subiu ao altar com a "princesa do povo". Muito amada pelo público, segundo fontes internas, a relação de Diana com a sogra não era das melhores.

+Quem substitui a Rainha Elizabeth? Veja linha de sucessão

Como era relação entre Diana e Rainha Elizabeth II

Paul Burrel, ex-mordomo da família real, revelou ao jornal britânico The Sun, em 2020, como era a relação de Diana e Rainha Elizabeth II. Em matéria que retratava o que era real ou falso na série The Crown, o ex-funcionário disse que a monarca não era próxima da nora.

Paul contou que escutou quando a rainha disse certa vez que considerava Diana uma "garota boba". Ele também comentou que a monarca normalizou o caso que seu filho Charles teve durante o casamento com Diana, insinuando que a mãe de Harry e William deveria aceitar a situação. "Ela [rainha] disse: 'ela não percebe, os homens têm casos'. Isso é bastante revelador", comentou o ex-mordomo.

60 anos da princesa diana
Princesa diana usando um dos seus looks icônicos ao lado do príncipe de gales charles no dia do casamento foto: reprodução/ youtube

Rainha morreu 8 dias após aniversário de morte de Diana

Diana e rainha Elizabeth II já faleceram. A soberana da Grã-Bretanha morreu exatos 8 dias do aniversário de 25 anos da morte de Diana. A monarca faleceu aos 96 anos de idade no dia 8 de setembro de 2022, no castelo de Balmoral, na Escócia. Enquanto sua ex-nora, morreu no dia 31 de agosto de 1997, na França.

O falecimento da princesa de Gales aconteceu quando ela tinha 36 anos de idade e estava divorciada do príncipe Charles há cerca de 1 ano. O casal estava separado há alguns anos e oficializou o fim da união em 1996. Quando faleceu, em 1997, Diana estava em relacionamento com o empresário e produtor Dodi Fayed.

Os dois estavam sendo perseguidos por paparazzis ao saírem de um hotel em Paris, capital da França. O motorista que levava o casal estava em alta velocidade para tentar escapar dos fotógrafos quando sofreu um acidente. O motorista e o namorado de Diana morreram no local, a princesa foi levada ao hospital, mas não resistiu.

Rainha
Diana e rainha elizabeth ii já morreram - foto: reprodução/facebook/@the royal family

Morte de Diana abalou popularidade da rainha

Segundo a CNN, a popularidade da Rainha Elizabeth sofreu um baque após a morte de Diana. A monarca ficou em silêncio sobre o falecimento da ex-nora durante alguns dias após o acidente de carro, o que causou revolta em alguns súditos.

Muito amada pelo público, há quem pedia as honras necessárias para a ex-esposa do herdeiro do trono. Em setembro de 1997, após a morte de Diana, o jornal inglês “The Express” publicou uma manchete com a frase "show us you care" (nós mostre que você se importa, em tradução livre), que pedia um pronunciamento da rainha.

Cinco dias após o falecimento de Diana, Elizabeth II fez uma declaração ao vivo sobre o acontecido, fez elogios a ex-nora e a homenageou.

+As 8 maiores polêmicas da Princesa Diana, a ‘Lady Di’

Diana princesa
Diana morreu em 1997 - foto: reprodução

Casal só pôde se casar com permissão da rainha

Segundo o portal inter, Diana e Charles só puderam se casar com permissão da rainha Elizabeth II. Isso acontece por conta das normas exigidas na família real britânica para tais situações. Ainda segundo o jornal, a rainha rejeitou a ideia de Charles se casar com Camila Parker Bowles, que foi amante do príncipe na época em que era casado com Diana, e hoje é sua esposa. O casal só oficializou a união em 2005, quase uma década após a morte da princesa de Gales.

O casamento de Diana e Charles foi longo e durou mais de 10 anos. O casal subiu ao altar em 1981, na Catedral de St. Paul, em Londres. A cerimônia foi transmitido ao redor do mundo e assistida por milhões de pessoas. A dupla se separou em 1992, mas só oficializou o divórcio quatro anos depois. Diana teve com Charles dois filhos, William e Harry.

60 anos da princesa diana
Princesa diana e o príncipe de gales charles no dia do casamento - foto: reprodução/ youtube

Rainha escolheu anel de noivado de Lady Diana

Ainda segundo o que o ex-mordomo Paul Burrell contou ao site britânico The Sun, a rainha Elizabeth II foi quem escolheu o anel de noivado que Charles deu para Diana.

O ex-funcionário disse que assistiu ao momento e que a rainha chamou o joalheiro da realeza, que exibiu uma pasta com diversas pedras preciosas. "Charles deixou sua suíte no Palácio de Buckingham e eles escolheram o anel que Diana ganhou de presente", contou.

Diana anel
Diana e rainha elizabeth não era próximas. Na imagem, anel de noivado de diana - foto: reprodução

 

Leia também

Conheça a história da Rainha Elizabeth II

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes