Estado de emergência por Covid-19 no Brasil encerra hoje; entenda

Brasil declarou estado de emergência para combater o coronavírus em fevereiro de 2020

Após mais de dois anos, termina neste domingo, 22, o fim do estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) no Brasil pela Covid-19. Mais de 660.000 pessoas morreram do vírus no país.

A emergência de saúde pública no Brasil foi declarada em 3 de fevereiro de 2020 - quando o vírus começou a se espalhar globalmente. A situação teve seu fim anunciado em 17 de abril pelo Ministério da Saúde, Marcelo Quiroga.

O que é o fim do Estado de emergência por Covid-19

Enquanto esteve em vigor, o Estado de emergência por Covid-19 possibilitou o envio extraordinário de verbas para estados e municípios, abria exceções nas regras de aquisição de insumos e na contratação de recursos humanos.

De acordo com o ministro da Saúde, o fim da situação de emergência é resultado uma melhora do quadro epidemiológico do Brasil, à elevada cobertura vacinal da população e à capacidade de resposta e assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) a casos suspeitos e confirmados.

"Isso, no entanto, não significa o fim do COVID-19. Continuaremos a conviver com o vírus", disse o ministro em abril, quando anunciou a portaria para o fim da emergência.

“Hoje, com o fortalecimento do SUS, a maior campanha de vacinação da nossa história, e com a melhora do cenário epidemiológico, podemos anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional – ESPIN”, disse Queiroga à época.

No início de abril desse ano, o Brasil também afrouxou as restrições para viajantes internacionais, eliminando uma quarentena de 14 dias para visitantes estrangeiros vacinados.

O fim da Espin não é a mesma coisa que o fim da pandemia. A classificação da Covid-19 como pandemia só pode ser alterada oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como previnir a covid-19 hoje

Para evitar a propagação da COVID-19, siga estas orientações:

Mantenha uma distância segura de outras pessoas (pelo menos 1 metro), mesmo que elas não pareçam estar doentes.
Use máscara em público, especialmente em locais fechados ou quando não for possível manter o distanciamento físico.
Prefira locais abertos e bem ventilados em vez de ambientes fechados. Abra uma janela se estiver em um local fechado.
Limpe as mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
Tome a vacina quando chegar a sua vez. Siga as orientações locais para isso.
Cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar.
Fique em casa se você sentir indisposição.
Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar. Ligue com antecedência para o órgão prestador de cuidados de saúde e peça direcionamento à unidade mais adequada. Isso protege você e evita a propagação de vírus e outras infecções.

Veja também:

Como a dengue é transmitida e quais são as formas de prevenção

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes