Gerson se despede do Flamengo: veja seus números e trajetória

Camisa 8 faz seu último jogo pelo clube rubro-negro, nesta quarta-feira (23), a partir das 19h, no Estádio do Maracanã.

O volante Gerson faz nesta quarta, dia 23 de junho, seu último jogo com a camisa do Flamengo. Contratado em 12 de julho de 2019, o "coringa" atuou em 108 jogos pelo Rubro-negro e anotou sete gols em sua passagem pelo clube. Um dos pilares da equipe nesses dois anos, o atleta conquistou oito títulos na Gávea e entra em campo pela última vez como jogador do Fla, às 19h, no Maracanã. Confira os números e a trajetória de Gerson no Flamengo.

Gerson chegou ao Flamengo por R$49,7 milhões

Em busca de reforços, o Flamengo chegou a um acordo com o clube italiano da Roma por R$49,7 milhões e fechou com Gerson no meio do ano de 2019. O atleta foi a sétima contratação do clube, naquela que seria uma temporada mágica para os flamenguistas. Antes do volante, chegaram Rodrigo Caio, Gabigol, De Arrascaeta, Bruno Henrique, Rafinha e Pablo Marí.

Cria de xerém, Gerson iniciou sua carreira profissional no Fluminense e chegou ao Rubro-negro sob olhares de desconfiança dos torcedores. Após sair do Tricolor, o atleta não conseguiu ter a carreira de sucesso que todos esperavam na Europa. No entanto, não demorou muito para ele cair nas graças dos Flamenguistas. Em seu terceiro jogo pelo clube, fez um dos gols na vitória diante do Botafogo por 3 a 2, no Maracanã.

Passagem com oito títulos pelo Rubro-negro

A Copa Libertadores da 2019 foi o primeiro título que Gerson conquistou pelo Flamengo. Um dos pilares da equipe, o volante foi um dos protagonistas na conquista da América e do Campeonato Brasileiro daquela temporada. Com sua tradicional comemoração "vapo", o volante garantiu um espaço no coração do torcedor rubro-negro, no entanto, mais glórias viriam pela frente.

Campeão da Supercopa em fevereiro de 2020 ao vencer o Athletico Paranaense por 3 a 0, o Flamengo ainda conquistou a Recopa Sul-americana no mesmo mês. O empate em 2 a 2 no primeiro jogo da decisão contra o Independiente del Valle deixou tudo aberto para o confronto da volta, no Estádio do Maracanã. Com grande atuação de Gerson, o Flamengo venceu os equatoriano por 3 a 0, com dois gols do camisa 8, e sagrou-se campeão.

Gerson venceu o campeonato brasileiro duas vezes com a camisa do flamengo
Gerson venceu o campeonato brasileiro duas vezes com a camisa do flamengo (foto: alexandre vidal/flamengo)

Em 2020, Gerson também levantou a taça do bicampeonato brasileiro do Flamengo e o bi na Supercopa do Brasil. Diferentemente da temporada de 2019, a equipe rubro-negra não venceu com sobras o Nacional, e sagrou-se campeão apenas na última rodada, ao perder para o São Paulo, mas o Inter não vencer o Corinthians.

Como campeão, enfrentou o Palmeiras, vencedor da Copa do Brasil, na Supercopa do Brasil 2021. Após empate em 2 a 2, as equipes decidiram o título nos pênaltis, com triunfo rubro-negro. Em sua trajetória no time da Gávea, Gerson ainda conquistou dois Campeonatos Cariocas pela equipe. Em ambos enfrentou o Fluminense, clube que o revelou, na grande decisão do Estadual.

Gerson venceu o campeonato carioca duas vezes com o fla
Gerson venceu o campeonato carioca duas vezes com o fla (foto: alexandre vidal/flamengo)

Rumo à França!

Agora, após 108 jogos com o Rubro-negro, Gerson deixa o clube rumo ao Olympique de Marselha, da França. As negociações duraram quase um mês, mas os clubes chegaram a um denominador comum.

O jogador vai para o time francês por 25 milhões de euros, mas a quantia pode aumentar para 30 milhões de euros, caso ele atinja algumas metas. O Flamengo ainda terá direito a a 20% do valor de uma futura transferência do atleta a outro clube.

Após chegar ao rubro-negro em 2019, gerson se despede com 108 partidas
Após chegar ao rubro-negro em 2019, gerson se despede com 108 partidas (foto: marcelo cortes/flamengo)

Números de Gerson no Flamengo

Segundo dados do GE, Gerson atuou em 108 partidas pelo Flamengo e conquistou 108 vitórias. Em sua trajetória na Gávea, saiu de campo derrotado em 17 vezes, além de ter 21 empates. Foram 99 duelos como titular e apenas nove como reserva. Além dos oito troféus conquistados, o camisa oito anotou sete gols e distribuiu 12 assistências para seus companheiros. Por fim, o aproveitamento do clube com o volante em campo foi de 71,2%.

Nesta quarta-feira (23) ele se despede do Flamengo, em confronto então válido pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sua última atuação no clube ocorre a partir das 19h, mas no Estádio do Maracanã, contra o Fortaleza.

Camisa 8 fez história no flamengo e então deixa o clube com oito títulos conquistados
Camisa 8 fez história no flamengo e então deixa o clube com oito títulos conquistados (foto: alexandre vidal/flamengo)

+ Sorteio da Copa do Brasil 2021: como ficaram os confrontos das oitavas

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes