Papa dá à Cúria Romana livro para meditação durante a quaresma

Papa Francisco não fará reunião com os superiores da Cúria, mas ficará na Casa Santa Marta fazendo orações e meditações durante a semana.

Este ano, as comemorações da quaresma terão que ser diferentes, mesmo no Vaticano. Por conta das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, os exercícios espirituais tiveram de ser suspensos. Então, o Papa Francisco deu aos superiores da Cúria Romana o livro "Abbi a cuore il Signore" ("Tenha o Senhor em seu coração") para que eles possam ser guiados em seus dias de retiro durante a quaresma. A obra, em questão, foi escrita por um monge cisterciense anônimo.

Quaresma 2021

Desde 2014, o Papa Francisco realiza exercícios espirituais dentro da “Casa do Divino Mestre”, localizada na cidade de Ariccia, a 45 km de Roma, juntamente com os superiores da Cúria Romana. O retiro da quaresma está agendado entre os dias 21 e 26 de fevereiro. Contudo, este ano, o Papa já alegou que “A situação atual que impede a reunião de pessoas”, por isso, não iriam comparecer ao local para se reunir. Ele pede, no entanto, que as pessoas façam seus exercícios espirituais individualmente e se mantenham em reflexão e oração durante os cinco dias do retiro.

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que o Papa também ficará em oração e reflexão nos desde domingo até dia 26 deste mês. Durante essa semana todos os compromissos da autoridade estão suspensos.

Para contribuir com os fiéis da Cúria, o Papa deu de presente o livro "Abbi a cuore il Signore", junto com uma carta explicando o motivo de não se reunir, mas afirmando que estará fazendo seus exercícios também. “Uno-me a todos fazendo meus Exercícios em casa. Para expressar esta união, pensei em enviar a cada um de vocês este livro: Tenha o Senhor no coração. (...) Tenho certeza de que isso nos ajudará em nossa vida espiritual”, afirma o Papa.

Livro que o Papa deu

Livro papa
Livro "abbi a cuore il signore"(foto: vacatican news)

O livro "Abbi a cuore il Signore" " ("Tenha o Senhor em seu coração") é um manuscrito do século XVII. O autor, embora anônimo, era conhecido como  "Mestre de São Bartolo". A edição em italiano foi feito pela editora São Paulo e a introdução foi escrita por  Dom Daniele Libanori, Bispo Auxiliar de Roma.

A obra conta com uma série de mensagens espirituais para auxiliar os fiéis a meditar e refletir.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes