Robinho é condenado na Itália a 9 anos de prisão por violência sexual

Júri aconteceu na Itália, na Corte de Cassação de Roma, a última instância do país

Nesta quarta-feira, 19/01, a Corte de Cassação de Roma, a última instância da Itália, bateu o martelo e confirmou a condenação de Robinho, ex-jogador do Santos e Seleção Brasileira, e seu amigo Ricardo Falco, a nove anos de prisão por violência sexual de grupo. Caso aconteceu em 2013 numa boate em Milão. Entenda o caso que condenou Robinho na Itália e se o jogador pode ser preso.

Robinho é condenado na Itália em última instância

A última instância da Corte de Cassação de Roma, o mesmo que o Supremo Tribunal Federal no Brasil, condenou Robinho e o amigo Ricardo Falco, a nove anos de prisão por violência sexual de grupo. O caso aconteceu em 2013 em Milão, enquanto ele era jogador do Milan.

Robinho e os advogados apresentaram recurso no tribunal, mas o mesmo acabou sendo negado pela corte. No entanto, a decisão ainda sofre alguns entraves já que o atleta está no Brasil. Mas, se Robinho ou o amigo viajarem para outro país, ele pode ser preso.

Segundo informações do portal UOL, a sessão na corte italiana desta quarta-feira contou com cinco juízes, presidida pelo juíz Luca Ramacci. Com transmissão ao vivo para o público, começou às seis horas da manhã e terminou somente meia hora depois.

De um lado, os advogados de Robinho afirmaram que a relação foi consensual, enquanto a defesa da vítima, cujo nome nunca foi revelado, manteve a tese de estupro com provas, o relato completo e evidências.

Robinho foi enquadrado no artigo “609 bis” do código penal italiano, o que segundo informações divulgadas pelo portal GE, é quando duas ou mais pessoas cometem o ato de violência sexual à força, obrigando a pessoa a manter relações sexuais em sua condição inferior. No caso, a garota estava embriagada e não poderia ter consentido de maneira alguma a relação.

Robinho vai ser preso?

Dificilmente o jogador pode ser preso, já que neste momento está no Brasil, onde vive com a família. No entanto, a Justiça Italiana tem algumas opções para fazer com que o ex-jogador do Santos cumpra a pena em uma prisão.

A Corte pode emitir um pedido de prisão internacional, que é válido em todos os países da União Europeia. Dessa maneira, se Robinho e Ricardo viajarem para a Europa, podem ser presos.

No Brasil, entretanto, a Constituição de 1988 prevê a proibição da extradição de brasileiros para a Itália. Além disso, segundo informações do portal GE, a Constituição não aceita que um brasileiro sequer cumpra pena em terras brasileiras de uma condenação italiana, o caso de Robinho.

Neste caso, a Justiça Italiana pode pedir que Robinho cumpra a pena no Brasil. Para isso acontecer, a Corte realiza a transferência até o STF e, então, o órgão brasileiro é quem decide se o jogador vai ou não para a prisão.

Relembre o que aconteceu no caso Robinho

O caso aconteceu em 22 de janeiro de 2013, na Sio Café, uma boate na cidade de Milão, na Itália. Na época, Robinho defendia o Milan. O jogador, juntamente com Ricardo e mais outros quatro brasileiros, participaram de violência sexual contra uma mulher de origem albanesa.

A vítima estava no local para comemorar o seu aniversário de 23 anos. Ela mora na Itália, e decidiu comparecer ao julgamento ao lado de seu advogado. Naquela noite, ela confirma que foi embriagada e abusada sexualmente por seis homens enquanto estava inconsciente.

Robinho e Falco, na primeira vez em que falaram sobre o caso, afirmaram que a relação foi consensual. O caso foi aberto em 2106, com a sentença da primeira instância.

Em outubro de 2020, uma conversa de Robinho com amigos em que fala sobre o caso vazou na imprensa através da TV Globo. Nos áudios, ele debocha da vítima. Em dezembro do mesmo ano, eles foram condenados em segunda instância.

Agora, em 2022, a terceira e última instância condenou o jogador e o amigo a 9 anos de prisão. Os quatro brasileiros saíram do país e foram apenas citados no caso.

 

Em áudio, Robinho fala sobre vítima estar bêbada.

Leia também:

Copa do Brasil 2022: valores da premiação na primeira fase

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes