Secretaria da Saúde faz alerta contra a nova droga OXI em SP

Mais barata e mais agressiva que o crack, o oxi é uma nova droga, feita a partir de cocaína e que começa a se espalhar na cidade. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começou a se mobilizar, destruindo cerca de 1.000 panfletos sobre o tema, visando a orientar a população sobre os riscos desse entorpecente.

Mais barata e mais agressiva que o crack, o oxi é uma nova droga, feita a partir de cocaína e que começa a se espalhar na cidade. - A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começou a se mobilizar, destruindo cerca de 1.000 panfletos sobre o tema, visando a orientar a população sobre os riscos desse entorpecente. A ação ocorreu na última sexta-feira (27), durante feira de saúde na Estação Brás da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Recentemente, profissionais do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod ) realizaram o primeiro levantamento junto a 92 pacientes em tratamento de dependência química na unidade. O resultado apurado foi que 12% disseram ter tido contato com essa droga. Mas a maioria dos entrevistados, 65%, nunca ouviu falar dessa droga. Entretanto, os técnicos acreditam que eles podem ter tido contato com o oxi sem saber.

O fato de o oxi ser desconhecido é outro agravante do entorpecente. "Depois de notarem que os usuários encontram-se sob o efeito de drogas, os traficantes começam a vender oxi como se fosse crack, já que ele é mais barato. O que notamos é que a maioria das pessoas não busca o consumo deste entorpecente, mas acaba o fazendo sem saber", esclarece Marta Jezierski, diretora do centro de referência.

O levantamento feito pelos técnicos do Cratod aponta que, quando consultados sobre sua opinião a respeito do oxi, os pacientes manifestaram interesse pela droga. "Do total de entrevistados, 22% disseram achar que oxi é pior do que crack e outros 22% classificaram a droga de devastadora", informou a diretora do centro de referência.

De acordo com a diretora do Cratod, Marta Jezierski, a conscientização da população a respeito deste problema é extremamente importante. "Essa droga pode acabar com a vida de uma pessoa em um curto período de tempo", alerta.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes