Passaporte emergencial: guia completo para solicitar o seu

Saiba o que é o passaporte emergencial, quem tem direito a ele e veja um passo a passo para tirar  

Tirar um passaporte emergencial é uma alternativa muito procurada primordialmente por quem precisa de mais agilidade na emissão. E que, por algum motivo, não pode aguardar o prazo regular de entrega do documento, que demora alguns dias para ficar pronto. 

Afinal, ter passaporte é essencial para fazer qualquer viagem para fora do país. E nem sempre é possível esperar o tempo necessário. Assim, quando aparece uma viagem de última hora ou inesperada, a opção é buscar o passaporte emergencial 

Outro ponto é que todo passaporte tem um prazo de validade. Então é preciso que ele esteja dentro deste prazo para que seja aceito. Do contrário, as viagens internacionais ficam impossibilitadas. Mais um motivo pelo qual muitas recorrem ao passaporte emergencial. É uma forma de garantir que a viagem poderá ser feita. 

Passaporte emergencial como tirar dicas
Imagem: freepik / reprodução

Para que serve um passaporte? 

Ter um passaporte é necessário, pois ele é o documento que o passageiro apresenta no momento do check-in ainda. Isso é feito ainda no aeroporto de origem. Assim, autorizam o embarque.  

Para os brasileiros, nos vizinhos da América do Sul é possível entrar apenas com o documento de identidade (RG). São: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Nos demais países, apenas com passaporte em dia. 

O passaporte brasileiro é emitido pela Polícia Federal. É basicamente um documento de identificação oficial do viajante brasileiro no exterior. É ele que garante às autoridades de cada destino que aquela pessoa está viajando dentro da legalidade. 

Portanto, se precisar fazer uma viagem internacional e eventualmente não tiver passaporte (ou se o seu estiver vencido), será necessário solicitar um passaporte emergencial. 

Passaporte emergencial
Imagem: freepik / reprodução

O que é um passaporte emergencial? 

Em síntese, não há diferença entre o passaporte comum e o passaporte emergencial. Mudam apenas: o prazo para o documento ficar pronto e a validade. 

A previsão para a emissão de um passaporte emergencial é de 24 horas úteis. Já o comum pode demorar cerca de 45 dias úteis para ficar pronto. Além disso, a validade dele é de apenas um ano. Enquanto o comum vale por 10 anos. E o valor pago é mais alto. 

É importante ressaltar que não se solicita passaporte emergencial para viagens de turismo e lazer. Então a emissão é restrita apenas a casos de viagens profissionais. Ou por questões de saúde. Tudo de acordo com uma resolução internacional. 

Para viagens de turismo, o ideal é solicitar o passaporte o quanto antes. Isso deve ser feito ainda na fase de planejamento da viagem. Assim tudo pode ser feito com calma e sem contratempos. 

É importante entender também a diferença entre passaporte emergencial e o passaporte de urgência. 

Diferença entre passaporte de emergência e passaporte de urgência 

O passaporte de urgência pode ser emitido quando uma viagem está marcada, mas a pessoa não terá tempo de aguardar o prazo. Mas é preciso ter motivos sérios e comprovados para isso. Ele é idêntico ao passaporte regular. Tem a mesma validade (10 anos). Muda primordialmente a necessidade de que fique pronto mais rápido 

O passaporte de emergência tem exigências maiores e mais rigorosas para que a emissão seja feita.  Em suma, ele é emitido apenas em situações comprovadas de extrema necessidade. E que sejam realmente imprevistas.  

Alguns exemplos:

  • Necessidade de trabalho;
  • Motivos de saúde da pessoa ou de parentes de até segundo grau;
  • Ajuda humanitária;
  • Catástrofes naturais ou conflitos armados;
  • Outras emergências que não puderam ser previstas.

Sempre com apresentação de documentos que comprovem estas necessidades. 

Assim, não são consideradas situações emergenciais quando a pessoa perdeu ou danificou o passaporte por descuido. Nem quando comprou passagens internacionais antes de solicitar a emissão ou renovação do passaporte.  

Passaporte emergencial
Imagem: freepik / reprodução

Quem pode solicitar passaporte emergencial? 

Algumas regras estabelecidas pela Polícia Federal para quem pretende solicitar o passaporte emergencial: 

  • Nacionalidade brasileira; 
  • Não ser procurado pela justiça.
  • Não estar proibido de sair do país por ordem judicial; 
  • Ter votado ou justificado a ausência nas eleições mais recentes; 
  • Para os homens, estar em dia com o serviço militar obrigatório. 

Em resumo, o procedimento para emissão do passaporte emergencial é basicamente o mesmo que o do passaporte convencional: 

  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Apresentar título de eleitor e CPF;
  • Para homens, apresentar certificado de reservista; 
  • Levar uma foto tamanho 5×7 colorida e recente; 
  • Estar com o passaporte anterior, caso tenha.
  • Em caso de roubo, levar o Boletim de Ocorrência; 
  • Ter em mãos todos os documentos e comprovantes, pois atestam a real necessidade de emitir um passaporte emergencial. Assim, apresente tudo o que considerar importante. 

Passo a passo para tirar passaporte emergencial 

A solicitação do passaporte emergencial é feita da mesma forma que a do passaporte comum: 

  • Primeiramente preencher o formulário de requerimento. Isto é feito de forma on-line no site da Polícia Federal.  
  • Escolher o local de atendimento com a finalidade de retirar o passaporte. São apresentadas as opções mais próximas de acordo com o endereço cadastrado. E não é preciso agendar data para que seja atendido. 
  • Por fim, comparecer ao posto da Polícia Federal com o formulário preenchido. Levar a documentação completa, a foto e as passagens aéreas já compradas, pois comprovarão a data da viagem.  
  • Depois que for aprovado, será gerada a Guia de Recolhimento da União (GRU). Ela deverá ser paga em seguida. No entanto, se a taxa do passaporte comum já tiver sido paga, deverá pagar a diferença para completar o valor. 
  • Posteriormente basta retirar o novo passaporte em até 24 horas depois, levando documento com foto. 
Passaporte emergencial
Imagem: freepik / reprodução

Vale lembrar que o passaporte emergencial não deve ser solicitado com frequência, pois, quanto mais vezes, mais difícil fica conseguir novamente. A recomendação é que isso não vire rotina. Como o próprio nome já indica, é importante principalmente que seja feito somente em situações realmente emergenciais. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes