DCI Mais

Como pintar parede: guia para decorar sua casa sem erro

Se você resolveu colocar a mão na massa para renovar o ambiente na sua casa e ainda não sabe como segue esse passo a passo para ter ajudar a ser o próximo mestre na arte de pintar paredes.

Para quem quer mudar a decoração em casa sem investir muito, pintar as paredes pode ser a solução ideal que você esperava. Além disso, a atividade é considerada relaxante, mas nada comparada a sensação do resultado final, de orgulho por você mesmo ter feito a própria mudança na sua decoração. Assim, para facilitar sua vida, pesquisamos alguns segredos para fazer uma pintura  com cara de profissional.

Como pintar parede?

Antes de tudo, para começar, confira o que você vai precisar para fazer uma pintura básica:

Lista de materiais

  • Espátula
  • Lixas, com granulometria de 150 a 180.
  • Rolo de lã de pelo baixo, anti-respingo.
  • Trincha, o pincel, para pintura de 2 a 2,5 polegadas.
  • Bandeja de pintura.
  • Fita crepe, de 25 mm ou 50 mm de largura.
  • Papel ou plástico para forrar o chão.
  • Mexedor de tinta ou algum material no formato de uma régua.
  • Chave de fenda para a remoção dos espelhos, tomadas e interruptores.
  • Mexedor de tinta ou algum material no formato de uma régua.
  • Equipamento de Proteção, como óculos de proteção, luvas de borracha e máscara.
  • Massa corrida
  • Tinta
  • Lona

 

Como pintar parede - Organize o espaço

Preparar o ambiente também é um dos processos importantes na pintura. Sendo assim, os moveis do ambiente que receberá a pintura devem ser colocados no centro do espaço e cobertos com lona. Assim como o chão próximo a parede que será pintado deve ser coberto com jornais e os cantos, rodapés, tomadas, interruptores e lugares que não serão pintados devem ser isolados com fita crepe.

Reparo na parede

Nos casos de mofo, infiltrações, buracos ou imperfeições será necessário fazer pequenos ajustes, como raspagem e aplicação de massa corrida antes de começar a pintura. Já nas paredes que estão em bom estado, um prévio lixamento já é o suficiente. Outro ponto importante é a limpeza para que a tinta fique uniforme e sem impurezas, por isso, é recomendado passar um pano úmido para remover o pó antes de iniciar.

Massa corrida para tapar buracos

A massa corrida é utilizada nas paredes para nivelar e uniformizar as superfícies antes da aplicação da tinta. É um processo que deve ser feito com o auxílio de uma espátula de aço para remoção dos excessos e aplicação da massa, espere secar por 3 horas para poder lixar. Mas muita atenção com a massa corrida, é um produto que não pode ser diluído e é indicada para ambientes internos, já a massa acrílica para os externos.

 

Passo a passo de como pintar a parede

  1. Com a parede pronta para a pintura, você já pode aplicar a primeira demão de tinta.
  2. Primeiro, leia as instruções do fabricante.
  3. Após abrir a lata, misture a tinta para que fique uniforme e coloque-a na bandeja.
  4. Depois, utilize o rolo para começar a pintura, a dica é não deixar que o rolo fique muito encharcado de tinta. Aplique a tinta na parede em movimento de vai e vem até cobrir toda a superfície.
  5. Essa aplicação pode variar, se começar de cima para baixo, procure traçar uma linha continua. Trabalhe rolando tinta do teto para o chão, é indicado não fazer força e sempre deslizar sutilmente.
  6. Mas também pode começar a pintura dos cantos, junções e alguns arremetes da parede com o pincel, depois com o rolo, fazendo a aplicação da tinta no restante da parede sempre começando de baixo para cima, até cobrir toda a superfície.
  7. Se atente ao manuseio do pincel para não estragar a tinta, que deve estar levemente inclinado a 30 graus da parede e seguir uma linha reta. Depois, use um rolo pequeno para tirar a marca das cerdas da parede.
  8. Após molhar o rolo na bandeja, desenhe a letra N, começando de baixo para cima para descarregar a tinta na parede. Em seguida, comece a repassar o rolo paralelamente, de forma vertical, para espalhar a tinta, pois isso evita o aparecimento de manchas pois deixa a tinta uniforme. Repita o procedimento até pintar toda a área.
  9. Por fim, com duas ou três demãos você pode alcançar um resultado satisfatório.
  10. Espere secar. O tempo de secagem pode variar de acordo com o clima e também com o tipo de tinta, De modo geral, os produtos à base de água, como látex e acrílicas para alvenaria demoram cerca de 4 horas.

Veja o manual de como pintar parede

Principais dúvidas de como pintar parede

É normal ter dúvidas, ainda mais se você não sabe como pintar paredes. Selecionamos as mais frequentes, confere aí:

É possível reaproveitar uma tinta que já foi aberta

Desde que a lata esteja fechada e em local arejado e a tinta que já foi diluída não pode ser inserida novamente na lata.

Como misturar as cores das tintas?

Nesse caso, é arriscado, já que na reposição da mistura pode desigualar o tom da cor e o resultado pode ser pequenas manchas. Por isso, prefira sempre a tinta no tom exato que deseja. Aliás, alguns fabricantes permitem essa mistura de tintar na loja para que você compre o tom que deseja.

Como calcular a quantidade ideal de tinta para a parede?

Multiplique a extensão da parede que será pintada pela sua altura, descontando as áreas das janelas e portas.

O cheiro de tinta dura quanto tempo?

Vai depender do produto, o bom é que hoje existem marcas que não apresentam cheiro e outras em que cheiro dura por até três horas.

Portanto, agora que você sabe como pintar paredes sozinho, já pode pensar nas cores e possibilidades para uma nova decoração na sua casa. Então, aproveite o momento para usar a criatividade para criar suas próprias pinturas com desenhos ou formas geométricas.

 

Última modificação em 29/07/2022 11:42

Compartilhe