Cultura

Quem ganhou o Carnaval do Rio: Imperatriz Leopoldinense é campeã em 2023

Agremiação venceu o carnaval carioca com enredo sobre o lampião. A Imperatriz Leopoldinense ganhou o título em 1980, 1981, 1989, 1994, 1995, 1999, 2000, 2001 e 2023.

Escrito por

Imperatriz Leopoldinense é quem ganhou o Carnaval 2023 do Rio de Janeiro. A escola de samba de Ramos ficou em primeiro lugar no ranking do Grupo Especial e conquistou o 9º título de sua história, depois de 22 anos em jejum. Império Serrano foi a agremiação rebaixada.

Imperatriz Leopoldinense é quem ganhou o Carnaval 2023 do Rio de Janeiro

A escola de samba Imperatriz Leopoldinense cantou o enredo "O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida", onde explorou a vida e morte de Lampião, o rei do Cangaço.

A Imperatriz Leopoldinense é uma escola de samba localizada no bairro de Ramos, no Rio de Janeiro, fundada em 1931. A agremiação tem esse nome em referência à Imperatriz Leopoldina, esposa de D. Pedro I. Também é uma homenagem a todos os bairros da região por onde cruzavam os trens da antiga estrada de ferro

O primeiro título conquistado pela agremiação veio apenas em 1980, vencendo mais uma vez em 1981. Ao longo de sua história, a Imperatriz foi campeã nove vezes e ficou em primeiro lugar no ranking das escolas de samba em 1989, 1994, 1995, 1999, 2000, 2001 e 2023.

A Imperatriz também é a primeira a ter um Departamento Cultural, onde são realizadas atividades culturais com integrantes e confecção do enredo.

Neste ano, a rainha de bateria de Imperatriz Leopoldinense é Maria Mariá, de 21 anos, que entrou no lugar da cantora Iza.

 

Samba-Enredo

Imperatriz veio contar pra vocês
Uma história de assombrar, tira sono mais de mês

Disse um cabra que nas bandas do Nordeste
Pilão deitado se achegava com o bando
Vinha no rifle de corisco e cansanção
Junto de Cirilo Antão, Virgulino no comando

Deus nos acuda, todo povo aperreado
A notícia corre céu e chão rachado
Rebuliço no olhar de um mamulengo
Era dia 28 e lagrimava o sereno

E foi-se então... Adeus, capitão!
No estouro do pipoco
Rola o quengo do caboclo
A sete palmos desse chão

Nos confins do submundo onde não existe inverno
Bandoleiro sem estrada pediu abrigo eterno
Atiçou o cão cá-trás, fez furdunço
E Satanás expulsou ele do Inferno

O jagunço implorou lugar no Céu
Toda santaria se fez de bedel
Cabra-macho excomungado de tocaia no balão
Nem rogando a Padim Ciço ele teve salvação

Pelos cantos do sertão... Vagueia, vagueia
Tal qual barro feito a mão misturado na areia

Quando a sanfona chora, mandacaru aflora
Bate zabumba tocando no meu coração
Leopoldinense, cangaceiro, a minha escola
Eis o destino do valente Lampião

Ficha técnica

Fundação: 06/03/1959
Cores: Verde, Branco e Ouro
Presidente de Honra (In Memoriam): Luiz Pacheco Drumond
Presidente: Cátia Drumond
Carnavalesco: Leandro Vieira
Diretor de Carnaval: Mauro Amorim
Intérprete: Pitty de Menezes
Mestre de Bateria: Lolo
Rainha de Bateria: Maria Mariá
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Phelipe Lemos e Rafaela Theodoro
Comissão de Frente: Marcelo Misailidis

Classificação das escolas de samba 2023

Os jurados julgam nove requisitos que definem quem será a escola de samba vencedora: Bateria, Harmonia, Samba-Enredo, Fantasia, Alegoria e Adereços, Enredo, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Comissão de Frente.

1° lugar - Imperatriz Leopoldinense
2º lugar - Viradouro
3° lugar - Vila Isabel
4° lugar - Beija-Flor
5° lugar - Mangueira
6° lugar - Grande Rio
7° lugar - Salgueiro
8° lugar - Tuiuti
9° lugar - Tijuca
10° lugar - Portela
11° lugar - Mocidade
12° lugar - Império Serrano

Quesitos avaliados no Carnaval 2023

De acordo com o manual do julgador, em 2023 foram avaliados os seguintes quesitos:

Harmonia: São avaliados o entrosamento do canto dos componentes com o ritmo proposto pela bateria e a clareza na audição do canto de cada uma das alas da escola, em todos os trechos do samba, respeitadas as exceções previstas nas alas especiais (que incluem a Comissão de Frente e os casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira).

Samba-enredo: Ele se divide em dois subquesitos. Em relação à letra, o jurado deve avaliar se ela transmite em versos o enredo proposto pela escola de samba. Já em melodia, deve considerar se ela induz e provoca nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.

Bateria: Analisa a manutenção do ritmo da bateria em harmonia com o samba-enredo, além de aspectos como entrosamento, afinação dos instrumentos, equilíbrio instrumental, precisão rítmica e a ousadia na performance musical, com bossa, paradinha, breque, apagão, convenção e virada.

Enredo: O enredo é a base de tudo. Dessa forma, o jurado deve avaliar se a proposta sequencial do desfile fornecida pela escola de samba foi rigorosamente cumprida e respeitada, assim como se a execução consegue contar a ideia proposta pelo enredo.

Fantasia: Devem ser levados em consideração a uniformidade, que é a apresentação da fantasia conforme a foto que consta na pasta de jurados; o acabamento das vestimentas e a realização das mesmas, se elas apresentam variações diferenciadas de formas, cores e adereços.

Alegoria: Avaliam-se os carros alegóricos e elementos cenográficos através da ideia proposta pela escola de samba, a qualidade de execução das peças e o cuidado e atenção com que eles foram confeccionados.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: São considerados o entrosamento e a postura do casal, assim como a integridade das fantasias que eles usaram.

Comissão de Frente: O jurado deve analisar se alguns cumprimentos obrigatórios foram executados, como o de saudar o público e apresentar a escola de samba. Também são avaliadas as fantasias nesse quesito.

Evolução: De forma geral, julga a maneira como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos, invadir alas ou correr para cumprir o tempo do desfile.

 

Quando é o desfile das campeãs do Rio de Janeiro?

O desfile das campeãs do Rio de Janeiro acontece em 25 de fevereiro, sábado, na Marquês de Sapucaí. As escolas que alcançarem as melhores posições no ranking retornam para celebrar o resultado.

O evento não costumas ser transmitido pela televisão. Os foliões que quiserem assistir novamente as escolas podem comprar ingressos pela internet, no site da Total Acesso, ou no estande de vendas da Central LIESA, atrás do Setor 11, no Sambódromo. Pela web, o pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou dinheiro, enquanto a venda presencial aceita apenas dinheiro. Os preços variam entre R$ 10 e R$ 200, dependendo do setor escolhido.

Qual o prêmio da escola de samba 2023?

As escolas vencedoras do Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo levam um prêmio em dinheiro, sem valor exato definido. Isso porque a quantia paga é referente ao arrecadado na bilheteria, além de um subsídio do governo para incentivo cultural.

Para colocar o desfile na avenida, as escolas de samba contam com patrocinadores. Elas também vendem fantasias para os foliões que desejam fazer parte do evento.

 

Última modificação em 22/02/2023 17:43

Marina Gomieiro

Jornalista apaixonada por música, entretenimento e cultura pop.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Carnaval