DCI Mais

Madonna defende uso da cloroquina e é notificada por Fake News

A cantora compartilhou vídeo onde mostrava uma médica afirmando que o novo coronavírus "tem uma cura e se chama hidroxicloroquina". Rede social identificou postagem como "fake news"

Madonna causou polêmica ao defender o uso de cloroquina no combate ao novo coronavírus. A cantora compartilhou um vídeo, na noite desta terça-feira (28), onde mostrava a médica Stella Immanuel afirmando que o novo coronavírus "tem uma cura, se chama hidroxicloroquina". O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também compartilhou a publicação em suas redes sociais.

Madonna defende uso da cloroquina

Na legenda, Madonna defendeu sua postura. "A verdade vai nos libertar! Mas algumas pessoas não querem ouvir a verdade. Especialmente as pessoas no poder que ganham dinheiro com essa longa busca pela vacina, que foi comprovada e está disponível há meses. Preferem deixar que o medo os controle e deixar que os ricos fiquem mais ricos e que os pobres e doentes fiquem mais doentes. Esta mulher é minha heroína. Obrigada Stella Immanuel", afirmou.

Nos comentários, porém, vários fãs se mostraram decepcionados com a Rainha do Pop, já que não há qualquer comprovação científica da eficácia da medicação no combate à doença. A notícia compartilhada por Madonna ficou poucas horas no ar. Logo na sequência o Instagram ocultou sua publicação e classificou a defesa do medicamento como “fake news”. Madonna apagou horas depois sua postagem.

O que é cloroquina?

Apesar das diversas pesquisas, ainda não há um medicamento ou vacina com comprovação científica de ser capaz de curar ou prevenir contra a COVID-19. Portanto, em tempos de fake news, há muito conteúdo sobre o uso da cloroquina no tratamento, porém há contraindicações do uso desse medicamento.

A cloroquina é um medicamento antimalárico indicado para profilaxia e tratamento de ataque agudo de malária, causado por Plasmodium vivax, P. ovale e P. malarie. Também é indicada no tratamento de amebíase hepática, e em conjunto com outros fármacos, têm eficácia clínica na artrite reumatoide, no lúpus eritematoso sistêmico, e lúpus discóide, na sarcoidose e nas doenças de fotossensibilidade como a porfiria cutânea tardia e as erupções polimórficas graves desencadeadas pela luz.

Efeitos colaterais da cloroquina

Mas, devido a sua alta taxa de toxicidade, a cloroquina tem alguns efeitos colaterais preocupantes, como: arritmia cardíaca; complicações nos rins; comprometimento da saúde dos olhos. Tanto a cloroquina quanto a hidroxicloroquina, que é uma droga similar de uso mais difundido, não têm registros científicos que comprovam sua eficácia no tratamento de Covid-19.

Especialistas expressam preocupação com o uso desses medicamentos, sem recomendação médica, uma vez que pode causar efeitos adversos preocupantes.

Última modificação em 29/07/2022 11:34

Compartilhe