Categories: Notícias

Pescados: exportação está suspensa no Brasil a partir de janeiro

Brasil suspenderá a exportação de pescados para a União Europeia devido a supostas falhas e deficiências nos processos de qualidade.

O Brasil suspenderá a partir do dia 3 de janeiro a exportação de pescados para a União Europeia. A medida foi tomada após uma missão veterinária do bloco econômico identificar supostas falhas e deficiências nos processos de qualidade brasileiros em setembro. Em nota, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Luis Rangel, informou que o ministério deverá preparar nos próximos dias um plano de ação para responder os questionamentos sobre a suspensão da exportação de pescados. "A medida mais adequada neste momento é suspender até que tenhamos as soluções para apresentar a eles. Isto nos deixa numa posição mais favorável para retomar as exportações assim que forem resolvidos os problemas, evitando uma suspensão unilateral", destacou o secretário.

Pescados com problemas anteriores

Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa), Maurício Porto, já vinham sendo encontrados problemas em missões anteriores dos europeus, mas o governo não conseguiu solucionar as questões com as mudanças recentes na administração e a terceirização do trabalho de auditoria. O Ministério da Pesca acabou, foi para a indústria e agora está no Agronegócio, essa indefinição atrapalha , avalia o auditor

Última modificação em 29/07/2022 12:03

Compartilhe